Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

MS

Brasileira diz que foi perseguida por argentinos após vitória do Fluminense: 'Só chorava, fiquei muito assustada'

.


Estudante de Medicina disse que estava indo para o banco em Buenos Aires, com um amigo, quando um casal de torcedores do Boca Juniors os escutou conversando em português e passou a ofendê-los, além de jogarem uma lata de cerveja. Buenos Aires foi apelidada de "Paris da América do Sul" no início do século XX

Getty Images via BBC

Jovem brasileira de 24 anos relatou ter sido vítima de xenofobia em Buenos Aires, capital da Argentina, na noite de sábado (4), após a derrota do Boca Juniors para o Fluminense, na final da Libertadores. De acordo com relato da estudante de Medicina, um casal argentino perseguiu, proferiu diversas ofensas e até jogou lata de cerveja contra ela e seu amigo na rua.

? Clique aqui para seguir o canal do g1MS no WhatsApp

A jovem que cresceu em Mato Grosso do Sul e se mudou para Buenos Aires para estudar Medicina no ano passado, relatou que caminhava em direção a um banco, quando passaram pelo casal enquanto falavam português. Segundo ela, nenhum dos dois estavam com adereços da torcida fluminense, sequer tinham assistido ao jogo.

"Tinha um casal meio que na nossa frente e quando a gente foi ultrapassar eles, eles perceberam que a gente tava falando português e começaram a xingar a gente, falar um monte de coisa, porque a gente era brasileiro e eles eram torcedores do Boca. Eles estavam bêbados também. Eles ficaram falando, volta pro seu país, bando de m*, filho da p*, o que vocês tão fazendo aqui, seus desgraçados", disse.

Brasileira pediu ajuda em um grupo de amigos depois do ocorrido.

Arquivo pessoal

A jovem contou que continuou caminhando com o amigo e foram em direção à faixa de pedestres, para atravessar a rua e se afastar do casal argentino. Foi neste momento que a mulher jogou uma lata de cerveja cheia em direção aos brasileiros, ressaltou a estudante.

"Me acertou nas costas e molhou todo meu casaco. Nisso eu fiquei muito assustada, só continuei andando, não reagi. No meio da faixa, numa avenida grande, comecei a chorar. Mas a gente continuou andando e até passamos do banco. E eu só chorava, fiquei muito assustada", completou.

A estudante continua o relato e diz que mesmo depois de terem se afastado, o casal continuou gritando ofensas do outro lado da rua, foi quando pediu ajuda para uma mulher na calçada que observou a cena ficou com os dois até os argentinos irem embora.

"Eles já estavam mais pra frente e começaram a voltar pra nossa direção. E aí, não sei o que aconteceu, mas o homem tava meio segurando a mulher, e até que eles seguiram assim, voltaram pro rumo deles", explicou.

Depois do susto, outras pessoas pararam para ajudar, disse a brasileira. "Parou umas duas mulheres, acalmou a gente, me acalmou, eu que fiquei mais abalada", apontou.

A jovem pretende ir até a polícia argentina para registrar boletim de ocorrência na segunda-feira (6) e procurar câmeras de segurança que possam ter registrado a cena. "Na hora nem pensei em tirar foto, fiquei muito assustada", disse.

Libertadores

Fluminense venceu o Boca Juniors por 2 a 1, na prorrogação, na final da Libertadores de 2023. Foi a primeira vez que o Tricolor conquista a competição.

O jogo foi realizado no Rio de Janeiro (RJ), no sábado.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!