Acessibilidade é o tema de 2023 da Oktoberfest de Blumenau (SC)

Em totens, qualquer pessoa pode, por exemplo, localizar o banheiro mais próximo, escolher a comida, saber onde a sua bandinha preferida está tocando.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Em totens, qualquer pessoa pode, por exemplo, localizar o banheiro mais próximo, escolher a comida, saber onde a sua bandinha preferida está tocando. Tema deste ano da Oktoberfest de Blumenau é a acessibilidade

O tema de 2023 da Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, é a acessibilidade.

O paratleta Wesley Henrique Ouriques está pronto para a Oktoberfest. Até porque a Oktoberfest agora está pronta para ele. O transporte é chamado pelo aplicativo da festa e o táxi adaptado leva e traz de graça.

Repórter: "Wesley, quanto tempo sem ir à Oktoberfest?"

Wesley: "Cara, desde antes do meu acidente, faz sete anos".

Repórter: "Sete anos... E qual é a expectativa para festa agora?"

Wesley: "Agora falaram que é inclusiva. A gente quer ver isso na prática".

Já na entrada, nada de degraus. Está tudo plano no espaço da festa. Wesley foi conferir os banheiros adaptados. Ele e a amiga, a paratleta Andréia Porfírio, testaram os novos balcões de atendimento. As mesas também foram modificadas para as pessoas que usam cadeiras de rodas.

"Com certeza melhorou. Eu já vim em todas as outras Oktobers, agora eu tenho autonomia para andar e curtir a festa com tranquilidade e muito mais conforto", comemora Andréia Porfírio.

E dá para curtir até nas alturas com o espaço adaptado na roda-gigante. "Não tem explicação, acessibilidade é tudo", diz Andréia ao entrar no brinquedo.

Em totens, qualquer pessoa - independentemente da deficiência - pode, por exemplo, localizar o banheiro mais próximo, escolher a comida, saber onde a sua bandinha preferida está tocando. É a acessibilidade digital.

Desta vez, a Oktober está bem melhor para Liliane, que nasceu surda.

"Para nós surdos, pessoas com deficiência se sentem incluídas e mais independente, mais livre para poder festejar", conta a professora de Libras Liliane Vieira.

A tecnologia, desenvolvida em Blumenau, teve a ajuda de pessoas com deficiência que apontaram suas maiores necessidades.

"A gente está testando aqui em Blumenau. Para eventos, isso não existe no mundo todo, então isso é novidade. A gente vai pegar esse projeto, levar agora para a Europa e apresentar isso para o mundo", conta o empresário Bruno Brauns.

Na edição de 2023, o tradicional desfile da Oktoberfest ganhou uma transmissão especial para os cegos.

"Está sendo muito diferente para mim. Primeira vez que eu estou participando com baixa visão e com a audiodescrição, e eu estou muito emocionada", festeja a aposentada Carin Krieger.

"Uma experiência única. Eu não imaginei que eu poderia voltar aqui depois que eu tive a minha deficiência. A gente vê que, realmente, está funcionando, a Oktoberfest está de parabéns", descreve Wesley.

LEIA TAMBÉM

Mais de 50% dos turistas com deficiência deixam de viajar por falta de acessibilidade

Alunos com necessidades especiais falam sobre impacto positivo de escola com acessibilidade: 'Consigo ir para qualquer lugar'