'Brasileiros, até judeus de lá, estão com medo de alguma coisa pior acontecer', diz família de mineiros repatriada após guerra em Israel

Edson, Regiadriane e os dois filhos do casal, Moisés e Michael, chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, nesta segunda-feira (16), após fugirem da guerra em Israel.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Edson, Regiadriane e os dois filhos do casal, Moisés e Michael, chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, nesta segunda-feira (16), após fugirem da guerra em Israel. Família desembarca em Confins após sair de Israel por causa do conflito

Uma família de mineiros descreve com alívio a sensação de estar de volta ao Brasil e em segurança. Edson, Regiadriane e os dois filhos do casal, Moisés e Michael, chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, nesta segunda-feira (16), após fugirem da guerra em Israel.

"[Estou] tranquilo, em paz, porque, com esses voos cancelados, lá em Israel, a gente ficou preocupado: como sair de lá? E a gente sabe que as coisas podem piorar... Muitas pessoas que estão lá, brasileiros, até judeus de lá, estão com medo de alguma coisa pior acontecer", disse Edson.

A família Delana é de Governador Valadares, no Triângulo Mineiro, mas mora nos Estados Unidos e estava aproveitando as férias em Tel Aviv, quando o conflito começou. Eles contam que viram o momento em que um míssil do grupo extremista Hamas foi interceptado no ar pelo exército israelense.

"Nesse momento, quando tocou a sirene, a gente saiu correndo, tentando nos abrigar", completou Regiadriane.

Durante o retorno, o pai teve que se separar da esposa e dos filhos, pois as vagas na aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) tinham acabado. Ele ficou na fila de espera e conseguiu embarcar no dia seguinte, no quarto voo de repatriados.

? Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Minas no WhatsApp

Voos de repatriados

Segundo o Itamaraty, 916 brasileiros e 24 animais de estimação já deixaram Israel em aviões da FAB. A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, do governo federal.

Na última quarta-feira (11), um grupo de evangélicos da Igreja Batista de Contagem, na Grande BH, desembarcou em MG. A caravana participava de uma peregrinação na Terra Santa.

Na última sexta-feira (13), um voo saiu de Tel Aviv com 69 passageiros, sendo dez mineiros: um de Uberlândia e nove de BH.

O sexto embarque da FAB em Israel está previsto para a próxima quarta-feira (18). A expectativa é que mais de 200 brasileiros sejam repatriados.

O governo federal também afirmou que algumas pessoas conseguiram deixar o país em companhias aéreas comerciais. Foi o caso do tenista mineiro Daniel Rodrigues, de 36 anos, que desembarcou em Confins na última terça-feira (10).

Os vídeos mais vistos do g1 Minas: