Procissão leva centenas de crianças, adultos e idosos às ruas de Belém neste domingo, 15

A romaria das crianças acontece pela 31ª vez e é a décima procissão do Círio 2023.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

A romaria das crianças acontece pela 31ª vez e é a décima procissão do Círio 2023. Neste domingo (15) a 31ª edição da Romaria das Crianças foi às ruas do entorno da Basílica Santuário de Nazaré em devoção a Nossa Senhora de Nazaré. A procissão integra as 14 romarias que ocorrem durante a chamada quadra nazarena, que é o período da festa do Círio, em Belém.

"É uma romaria muito colorida, voltada para aqueles que pretendem louvar Nossa Senhora sem grandes sacrifícios, em uma caminhada orante e com cânticos durante todo o percurso, que é bastante rápido, com previsão de duração de duas horas", conta Antônio Sousa, diretor de procissões.

O percurso é bem menor do que a principal procissão, do Círio, que saiu no último domingo (8). A romaria das crianças saiu às 8h da Praça Santuário, em frente à Basílica, no bairro de Nazaré, em Belém, e percorreu a Avenida Nazaré, virando na Travessa 14 de março, em seguida na Av. Governador José Malcher, seguindo até a Tv. Dr. Moraes e retornando à Av. Nazaré para voltar à Praça Santuário, totalizando um percurso de 3,7 km.

A imagem peregrina foi conduzida em uma berlinda decorada com flores amarelas, laranjas e vermelhas, decoração assinada por Paulo Morelli. A procissão ainda teve quatro carro dos Anjos, três barcas, com crianças da Guarda Mirim de Nazaré. As barcas são utilizadas para guardar os chamados ex-votos, que são os objetos representativos de milagres alcançados, normalmente feitos de cera.

Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), com dados do Dieese, a estimativa de público foi em torno de 250 mil pessoas, entre crianças e adultos, principalmente idosos.

Assista a outras notícias do Pará: