Brasileiros retornam por conta própria e governo vai adiar saída de próximo voo de Israel, segundo embaixador

A previsão é que próximo voo parta quarta-feira (18), de Tel Aviv.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

A previsão é que próximo voo parta quarta-feira (18), de Tel Aviv. Frederico Meyer, embaixador em Israel, afirmou que o último voo de repatriados, 24 brasileiros não compareceram. A nova fase de repatriação de brasileiros em Israel teve uma atualização sobre a programação dos voos partindo de Tel Aviv. O embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, disse que o próximo voo deve partir na quarta-feira (18).

Na sexta-feira (13), o comandante da Aeronáutica havia dito que um voo sairia na segunda-feira (16) e outro na terça-feira (17), ambos de Tel Aviv com destino ao Rio de Janeiro (RJ). A escolha do Rio se dá por uma questão de logística para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Mas, segundo o embaixador, é necessário um intervalo para atualizar a lista e verificar quem de fato retornará na operação montada pelo governo brasileiro.

Frederico Meyer explicou que muitos voos comerciais foram retomados e alguns brasileiros têm decidido retornar por conta própria.

No último voo, por exemplo, dos 214 que deveriam se apresentar no ponto de encontro antes de irem para o aeroporto, 24 não apareceram. Então, foi feita uma força-tarefa para que outros brasileiros que não estavam na lista fossem contatados para embarcarem.

Os aviões que serão usados nos próximos voos têm capacidade para 210 pessoas. E, segundo o embaixador, pela determinação do presidente Lula e o Chanceler Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, todos os brasileiros que desejarem sair de Israel terão apoio do governo brasileiro.