Quem era Daniele Marino, médico do 'navio mais bonito do mundo' que morreu em acidente em Fortaleza

.

Quem era Daniele Marino, médico do 'navio mais bonito do mundo' que morreu em acidente em Fortaleza
O capitão-tenente Daniele Marino fazia parte da tripulação do navio italiano Amerigo Vespucci. Ele morreu nesse sábado (7) em acidente de moto na Região Metropolitana de Fortaleza. Daniele Marino, capitão-tenente do navio italiano Amerigo Vespucci, morre em acidente de moto em Caucaia, no Ceará

Arquivo pessoal

O capitão-tenente Daniele Marino, médico da tripulação do navio Amerigo Vespucci, embarcação considerada a mais bonita do mundo, morreu no último sábado (7) em um acidente de motocicleta em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Marino estava na garupa da moto que se envolveu no acidente. O condutor da moto, de 31 anos, morreu no local. Já o médico italiano foi socorrido até uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, o médico iria voltar ao seu país em novembro.

Daniele Marino era natural de Nápoles, no sul da Itália. Ele tinha 27 anos e iria completar 28 no dia 31 de outubro. Daniele estudou na Escola Militar Nunziatella, em Nápoles, a mais antiga do tipo ainda em funcionamento no país.

Formado em medicina, Daniele era vinculado à Academia Naval de Livorno, responsável por formar os oficiais da Marinha italiana.

Capitão-tenente Daniele Marino morreu em acidente de moto em Caucaia, na Grande Fortaleza

Divulgação

Após a morte do médico, um colega de tripulação, identificado Marino Lazzari, publicou um relato que fala que Daniele era "uma pessoa mágica e diferente dos outros oficiais a bordo", conforme o jornal italiano Corriere della Sera. Lazzari, assim como Daniele, passou pela Academia Naval de Livorno.

"Ele era amigo de todos e estava sempre pronto para bater um papo, para te animar, ou resolver os problemas médicos da tripulação. [...] Posso garantir que toda a tripulação tinha um respeito e uma simpatia únicos por ele", escreveu Lazzari.

Apesar do navio Amerigo Vespucci seguir viagem até 2025, parte da tripulação desembarca após servir na embarcação por um período e retorna à Itália.

De acordo com o depoimento de Lazzari, os dois iriam concluir sua viagem no navio nos próximos dias e no sábado, antes do acidente, haviam combinado de se encontrar em Nápoles, na Itália, em novembro. "Horas depois, veio a tragédia", disse o colega de Daniele.

Na segunda-feira (9), um avião militar italiano chegou à capital cearense para repatriar o corpo do médico, que será levado de volta ao país europeu.

O capitão-tenente estava em Fortaleza acompanhando o navio Amerigo Vespucci, que está visitando o Brasil com paradas previstas na capital cearense e no Rio de Janeiro.

No sábado, dia do acidente, o navio ficou aberto para visitação em Fortaleza, e no domingo ele partiria para o Rio. O acidente de Daniele Marino ocorreu no penúltimo dia da embarcação no Ceará.

O que se sabe do acidente

Capitão-tenente da marinha italiana morreu em acidente de moto em Caucaia, na Grande Fortaleza

Arquivo pessoal

Os detalhes da circunstância do acidente ainda não foram formalmente esclarecidos. Imagens feitas por testemunhas mostram que a motocicleta onde estava Daniele Marino ficou caída às margens da estrada que liga Fortaleza à Caucaia.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou que investiga o acidente de trânsito, que ocorreu na localidade de Garrote, área próxima a pontos turísticos de Caucaia, como a praia do Cumbuco e a Lagoa da Banana.

Embaixada e ministro lamentam morte

Médico de navio italiano morre em acidente em Caucaia

A Embaixada da Itália lamentou o acidente e a morte do capitão-tenente em mensagem nas redes sociais. "A Embaixada da Itália e a rede consular italiana no Brasil compartilham as dolorosas condolências da família e da tripulação do navio Amerigo Vespucci pelo falecimento do Capitão-Tenente Daniele Marino, que morreu ontem em Fortaleza em razão de um trágico acidente de trânsito".

O ministro da Defesa Italiana também prestou condolências pela morte de Marino. "A Defesa e o Ministro Guido Crosetto expressam suas mais profundas condolências e abraçam a família do Tenente Daniele Marino, da Marinha, médico do navio Vespucci, falecido tragicamente no Brasil em acidente de trânsito".

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), publicou mensagem pela morte de Marino. "Recebi com muito pesar a notícia da morte do capitão-tenente Daniele Marino, da tripulação do navio italiano Amerigo Vespucci, que está atracado em Fortaleza. Meus sentimentos aos familiares, amigos, companheiros de embarcação e a todo povo italiano".

Navio em missão

Navio italiano Amerigo Vespuccio, o mais bonito do mundo, visita o Brasil

Criado em 1930, a embarcação Amerigo Vespucci é a unidade mais antiga a serviço da Marinha Militar e atua como navio-escola desde 6 de junho de 1931.

VEJA TAMBÉM:

VÍDEO: Conheça por dentro o navio mais bonito do mundo, que visita o Brasil

Público encara até 2 horas de fila para visitar 'navio mais bonito do mundo' em Fortaleza

Com o lema "Não quem começa, mas quem persevera", o navio tem uma tripulação composta por 264 militares, sendo 15 oficiais, 30 suboficiais, 34 sargentos e 185 cabos e marinheiros.

Imagens do navio italiano Amerigo Vespucci, considerado o mais bonito do mundo

Fabiane de Paula

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará