Enem: MEC comemora aumento de alunos de escola pública inscritos
O ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou, na noite deste domingo (3/11), o aumento no número de alunos de escola pública concluintes do ensino médio inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
O ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou, na noite deste domingo (3/11), o aumento no número de alunos de escola pública concluintes do ensino médio inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A fala foi feita durante coletiva de imprensa para balanço do primeiro dia de provas.
“Isso foi um passo importante e eu considero que não só pelo esforço dos estados, secretários estaduais, das redes que estimulam a inscrição, mas um efeito forte do programa Pé-de-Meia, que pagará ao aluno inscrito que realizar as duas etapas da prova mais uma parcela extra”, explicou Camilo.
O projeto garante R$ 9,2 mil para estudantes do Ensino Médio, a fim de combater a evasão escolar. O incentivo mensal é de R$ 200, que pode ser sacado a qualquer momento.
Enquanto em 2023 apenas 58% dos concluintes do ensino médio em escolas públicas se inscreveram no Enem, neste ano o número saltou para 94% dos alunos.
Leia também
-
Brasil -
Brasil Enem 2024: confira gabarito extraoficial da prova deste domingo
-
Brasil Alckmin comemora sucesso do Enem e elogia tema da redação
-
Brasil Primeiro dia de Enem termina. Veja as próximas etapas
De acordo com o ministro, a abstenção no primeiro dia de prova foi de 26,6%. No total, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram.
De acordo com o MEC, o número representa queda na abstenção do primeiro dia de provas em relação aos anos anteriores. Em 2023, 28,1% dos participantes não compareceram. Em 2022, o número foi de 28,3% dos inscritos.
Primeiro dia de provas
No primeiro dia de provas, os candidatos tiveram que responder 90 questões, sendo metade de Linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e metade de Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
Além disso, os candidatos precisaram também produzir uma redação dissertativa-argumentativa com até 30 linhas. O tema deste ano foi: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
A divulgação das notas individuais será feita apenas em 13 de janeiro de 2025. No próximo domingo (10/11), os candidatos voltarão aos locais de prova para as 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.