Ibaneis manda criar plano para "eventos críticos de qualidade do ar"
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), determinou, nesta segunda-feira (26/8), a criação de um grupo de trabalho que vai elaborar o plano de ação para “eventos críticos de qualidade do ar”.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), determinou, nesta segunda-feira (26/8), a criação de um grupo de trabalho que vai elaborar o plano de ação para “eventos críticos de qualidade do ar”. A equipe será formalizada em decreto previsto para ser publicado nas próximas horas.
A decisão se deu após reunião com assessores, convocada para debater as ações do governo em razão da fumaça que cobre o Distrito Federal desde domingo (25/8). O cenário resulta de incêndios em vegetações somados às características da época de estiagem na capital do país, que passa dos 125 dias de duração.
30 imagensIgo Estrela/MetrópolesIgo Estrela/MetrópolesHugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)Igo Estrela/Metrópoles Igo Estrela/Metrópoles Igo Estrela/Metrópoles ReproduçãoIgo Estrela/MetrópolesIgo Estrela/Metrópoles @igoestrelaIgo Estrela/Metrópoles @igoestrelaIgo Estrela/Metrópoles @igoestrelaIgo Estrela/Metrópoles @igoestrelaIgo Estrela/Metrópoles @igoestrelaIgo Estrela/Metrópoles @igoestrelaIgo Estrela/Metrópoles @igoestrelaIgo Estrela/Metrópoles @igoestrelaIgo Estrela/Metrópoles @igoestrelaIgo Estrela/Metrópoles @igoestrelaJucimar de Sousa/Especial para o MetrópolesJucimar de Sousa/Especial para o MetrópolesJucimar de Sousa/Especial para o MetrópolesJucimar de Sousa/Especial para o MetrópolesLeia também
-
Distrito Federal -
Saúde Devo usar máscara para me proteger contra a fumaça de incêndio?
-
Distrito Federal Fumaça no DF: Ibaneis se reúne com órgãos para definir medidas
O Distrito Federal se encontra em estado de emergência ambiental até novembro, de acordo com decreto publicado em abril último.
O Índice da Qualidade do Ar (IQA) aferido em torres do Instituto Brasília Ambiental, no Fercal, demonstrou que o resultado na capital do país ficou acima de 200, o que é considerado “péssimo”, das 19h de domingo (25/8) até as 3h desta segunda-feira (26/8).
Os dados mais recentes indicam ter havido leve melhora, mas a qualidade do ar continua preocupante, e a classificação segue como “muito ruim”.
O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, argumentou que esta é a primeira vez que Brasília fica encoberta por uma névoa como a vista nas últimas horas. “Essa fumaça no céu não é daqui. Temos um grupo que estuda todos esses acontecimentos na qualidade do ar e, como isso é inédito [do índice em nível ‘péssimo’], vamos criar um plano de ação para que, caso aconteça novamente, nós saibamos agir”, afirmou.
A previsão do Governo do Distrito Federal (GDF) é de que a fumaça continue a cobrir o céu da capital federal até esta terça (27/8) e que a situação se normalizará até quinta-feira (29/8).
O governador Ibaneis se pronunciou sobre a situação no Distrito Federal por meio de postagem nas mídias sociais, nesse domingo (25/8). “Estamos em um período de seca e calor no DF, o que aumenta o risco de incêndios. Nossa equipe está preparada para agir rapidamente, mas a colaboração da população é essencial. Evite fogueiras em locais não permitidos e descarte materiais inflamáveis corretamente”, escreveu.
“Se avistar qualquer sinal de incêndio, denuncie imediatamente: ligue 193 para acionar o Corpo de Bombeiros ou envie uma mensagem para o WhatsApp exclusivo do Instituto Brasília Ambiental, no 61 992-247-202, destinado a receber denúncias de incêndios em unidades de conservação”, completou Ibaneis.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), coronel Sandro Gomes, também solicitou o apoio dos brasilienses.
“Pedimos à população que não faça qualquer tipo de queimada, porque isso fará mal para ela mesma e para toda a sociedade. No último domingo, contabilizamos 93 chamados; no último sábado, foram 100. Essa é uma média esperada. Mas solicitamos que o cidadão abra um chamado se tiver certeza de que se trata de incêndio”, destacou.
Mais cedo, o GDF anunciou a suspensão das aulas nos 12 centros olímpicos e paralímpicos da capital federal, em razão da piora da qualidade do ar.