Quem são as duas pessoas filmadas imitando macacos em roda de samba no RJ

Um brasileiro e uma argentina, ambos educadores musicais, foram filmados cometendo o ato no último dia 19.

Foto: G1 - Globo

Foto: G1 - Globo

Um brasileiro e uma argentina, ambos educadores musicais, foram filmados cometendo o ato no último dia 19. Polícia investiga caso como crime de racismo. Racismo em roda de samba gera revolta no Rio de Janeiro

Na sexta-feira (19), um homem e uma mulher aparecem imitando macacos durante uma roda de samba no centro do Rio de Janeiro. O ato de racismo foi filmado por pessoas que acompanhavam a festa e gerou indignação nas redes sociais.

Carolina de Palma, 28 anos, é argentina e vive em Buenos Aires. Ela chegou ao Brasil no dia 14 para participar de um seminário organizado pelo Fórum Latino-Americano de Educação Musical, o Fladem.

Segundo Adriana Rodrigues, vice-presidente do Fladem, ela se inscreveu como participante. A roda de samba não fazia parte do evento, e aconteceu após o término do seminário.

Thiago Martins Maranhão, 41 anos, é carioca e vive em São Paulo, onde dá aulas de música em uma escola particular no Jardim Paulista, bairro nobre da cidade.

As imagens foram filmadas por Jackeline Oliveira, que decidiu denunciar o caso à polícia.

"Quando eu olho, eu falo assim, eles estão imitando macacos. Eu acho que é isso. E aí eu pego o celular e falo, vou filmar. E aí, eu vou filmar porque eu quero ter registro, eu quero ter prova que isso realmente está acontecendo.", afirma Jackeline.

"Quando a gente vem para a praça, para o samba... A gente vem para um lugar de acolhimento. Aqui é a minha casa. É o meu quilombo. Aqui é o meu espaço de lazer. Aqui é onde eu conheço gente. Onde eu troco. Onde eu dou risada. Aqui não é um espaço onde eu estou em alerta. Sabe?", completa Jackeline.

A produção do Fantástico tentou entrar em contato com Carolina. Em nota, a associação à qual Carolina é associada afirmou que, na Argentina, imitações de animais não tem conotações racistas no contexto de atividades pedagógicas. Carolina deixou o Brasil no último domingo (21).

O Fantástico também tentou contato com Thiago. Seu advogado afirmou que só se pronunciará nos autos da investigação. A escola em que ele dá aula afirmou em nota que ele não fará mais parte do quadro de colaboradores.

A polícia investiga o caso como crime de racismo.

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.