Um abrigo para cães na Polônia tem conquistado o coração dos internautas. Isso porque no lugar de canis e grades, uma vila canina cheia de conforto e charme foi montada para atender os pets. É o trabalho da Fundação ADA.
Leia também
-
É o bicho! Saiba o que é necessário para um local ser considerado pet friendly
-
É o bicho! Veterinários listam as 6 doenças mais comuns em cachorros; confira
-
É o bicho! Pet parenting: experts explicam por que tutores criam pets como filhos
-
É o bicho! Nove melhores raças de cães para quem mora em apartamento pequeno
O local é um centro de adoção para cachorros, porém, não da forma convencional, como mostra o vídeo da influenciadora Jenn, compartilhado este mês no TikTok. A Dog Village conta com pequenos chalés totalmente mobiliados, tratamentos de spa e uma escola.
De acordo com informações do site oficial da Fundação ADA, a iniciativa é um projeto do Centro de Reabilitação de Animais Protegidos da Fundação em Przemy?l, um município da Polônia. A ideia é “beneficiar tanto os cães quanto os futuros adotantes”, uma vez que os pets estarão acostumados a um ambiente doméstico quando ganharem um novo lar.
O centro foi fundado em 2018 pelo médico veterinário Rados?aw Fedaczy?ski, que cuida não só de cães, mas gatos e outros animais que sofreram nas ruas — e não só os domésticos.
Tratamento personalizado
A vila também funciona como escola para cães, e cada casinha é equipada com ar-condicionado e mobiliada com mesas, sofás e tapetes, remetendo a uma casa comum e humana, além de reproduzirem durante o dia sons como o de telefones, música e aspiradores de pó. Isso com o intuito de adaptar a percepção dos cachorros desde cedo com o ambiente doméstico.
No início, a ideia era que cada casinha pertencesse a um cão. Porém, descobriu-se que aqueles que já são socializados com outros cachorros conseguem lidar melhor com uma residência na qual vários pets convivem juntos.
Atualmente, há sete chalés na sede da fundação, e os cachorros que são mais assustados ou agressivos, devido a algum trauma antecedente ao resgate, são cuidados de forma separada. Cada casinha tem funcionários que cuidam dos cães e trabalham em conjunto para socializar os pets e, aos poucos, mudar reações ou comportamentos inadequados que possam dificultar a adoção.
Assim, esses animais que sofreram nas ruas ou possuem feridas são cuidados pelos veterinários e, posteriormente, podem aprender a viver com seres humanos. Os cuidadores os levam para passear e se exercitar no parquinho para cães. Retornando com eles para os cuidados veterinários necessários.
Metropoles