Franceses protestam após projeção indicar vitória da extrema direita

Manifestantes se concentram na Praça da República em protesto ao avanço da extrema direita na França neste domingo (30/6).

Franceses protestam após projeção indicar vitória da extrema direita

Manifestantes se concentram na Praça da República em protesto ao avanço da extrema direita na França neste domingo (30/6). Mais cedo, o presidente Emanuel Macron havia feito um chamado aos eleitores do partido dele para que se mobilizassem e fossem às ruas.

As prévias indicam que o Reunião Nacional (RN) – legenda de Marine Le Pen – e seus aliados largaram na frente com 34% da preferência do eleitorado. A coalizão de esquerda do NFP deve alcançar 28,1% e o campo presidencial, 20,3%.

Os franceses compareceram às urnas neste domingo no primeiro turno das eleições para a Assembleia Nacional. A votação foi necessária após Macron dissolver o parlamento. A decisão do chefe do Executivo francês foi tomada após o avanço da extrema direita no Parlamento Europeu.

5 imagens1 de 5

2 de 5

Mohamad Salaheldin Abdelg Alsayed/Anadolu via Getty Images)3 de 5

4 de 5

5 de 5

Os eleitores têm segundo novo encontro com as urnas no próximo domingo (7/7), quando deve ocorrer o segundo turno da escolha para as 577 cadeiras da Assembleia Nacional. Com a confirmação das prévias, o resultado é uma forte derrota para Macron.

Leia também

A líder da ultra-direita, Marine Le Pen, também já iniciou o trabalho de mobilização para o segundo turno. Por meio do X, (antigo Twitter), Le Pen tentou empolgar os eleitores. "Meus queridos compatriotas, neste dia 30 de junho de 2024, a esperança renasce no país. No dia 7 de julho, mobilize-se para que o povo vença!", disse na rede social.