Rainha do Folclore: Cleise Simas desce de 'Bicho Folharal' durante apresentação do Boi Caprichoso

.

Rainha do Folclore: Cleise Simas desce de 'Bicho Folharal' durante apresentação do Boi Caprichoso
Item representa a manifestação popular, as lendas, histórias e costumes, durante a apresentação do bumbá. Gleise Simas é a Rainha do Folclore do Boi Caprichoso.

Patrick Marques/g1

A Rainha do Folclore do Boi Caprichoso, Cleise Simas, desceu do "Bicho Folharal" durante a sua apresentação, nesta sexta-feira (28), na primeira noite do Festival Folclórico de Parintins. O evento acontece neste fim de semana, no interior do Amazonas.

Gleisi assumiu o posto de Rainha do Folclore do boi azul desde 2018. No festival, ela representa a manifestação popular, as lendas, histórias e costumes, durante a apresentação do bumbá.

Gleisi evoluiu ao som da toada "Deusa da Cultura Popular", e levou a galera azulada ao delírio.

Gleise Simas surgiu de dentro do Bicho Folharal.

Patrick Marques/g1

Já alegoria em que ela apareceu, o Bicho Folharal, é um dos seres mais fantásticos do imaginário popular da Amazônia. Em todas suas representações, costuma ser uma entidade protetora que afugenta os invasores e destruidores dos rios e das florestas.

Seu corpo é coberto de folhas e galhos, suas pernas são troncos e cipós, seus olhos lampejam luzes fumegantes que assustam e cegam os gananciosos inimigos da floresta. Foi o momento de evolução da rainha do folclore.

1ª noite

Para a primeira noite, o Caprichoso, proclama o "Triunfo do Povo" com foco nas culturas: culturas plantadas, nascidas e sustentadas no meio da Amazônia Brasileira, magistralmente triunfal no entrelaçar de negros e negras, indígenas, ribeirinhos e ribeirinhas, mestres e mestras da cultura popular local.

Dos filhos da terra que plantaram o jardim chamado Amazônia e, pela sua existência, por ela enfrentaram a impiedosa e violenta força da colonização, marcando uma história de dor, resistência e muita.

O Festival

A histórica disputa a céu aberto entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul) acontece há 57 edições no Bumbódromo, em Parintins, no interior , conhecida como "Ilha da Magia", e localizada a 369 km de Manaus.

Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins tem como local da disputa entre Caprichoso e Garantido, o Bumbódromo, com capacidade para 35 mil espectadores e recebe, todos os anos, milhares de turistas do Brasil e do mundo. Durante o Festival, a população de Parintins, ilha com pouco mais de 115 mil habitantes, chega a receber a mesma quantidade de visitantes durante a realização a cada ano, segundo os órgãos do estado.