A Procuradoria-Geral da República (PGR) analisa uma representação protocolada por um ex-servidor da Agência Brasileira de Inteligência contra o deputado Alexandre Ramagem (PL). Demitido da Abin após um procedimento administrativo disciplinar (PAD) instaurado na gestão Ramagem, Cristiano Ribeiro acusa o parlamentar do crime de denunciação caluniosa.
Ribeiro afirma que teve crises psiquiátricas e foi acometido de doenças mentais após perder o emprego. Ele alega que o PAD foi aberto tendo como base um “documento falso” que teria sido produzido “a mando de Ramagem” quando o bolsonarista chefiava a Abin.
5 imagensCristiano Ribeiro foi demitido em fevereiro deste ano após a corregedoria da agência apontá-lo como o autor do vazamento de informações para uma reportagem do site Intercept Brasil sobre a existência de uma suposta “Abin paralela” no governo Bolsonaro. A matéria municiou a abertura de um inquérito no STF que apura as atuações tanto do ex-presidente quanto de Ramagem.
Ribeiro nega ter sido o autor do vazamento, que incluiu organograma com cargos e funções de servidores da agência. Após a demissão, Ribeiro foi inocentado na esfera judicial, uma vez que a perícia da Polícia Federal anotou ser impossível apontar o responsável pelo envio do arquivo.
Leia também
-
Paulo Cappelli Agente da Abin é demitido após vazar dados do caso Flávio Bolsonaro
-
Paulo Cappelli Tarcísio cassa aposentadoria de policiais que exigiam R$ 6 mil por RGs
-
Paulo Cappelli Caso Moraes: TCU vai apurar promoção de delegado da PF
-
Paulo Cappelli Computador de agente secreto demitido pela Abin intriga PF
“Diante da inesperada instauração processual, assim como das medidas tomadas pela Administração que levaram à perda do cargo, fui acometido de uma sequência de doenças psiquiátricas, conforme atestados e laudos anexados”, escreveu Ribeiro.
No último dia 4/6, o gabinete do procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou a representação para a análise da assessoria jurídica criminal no Supremo Tribunal Federal. A partir desse parecer, Gonet decidirá se oferecerá ou não denúncia contra Ramagem ao STF.
Prefeitura do Rio
Alexandre Ramagem é o pré-candidato do PL à Prefeitura do Rio de Janeiro. As pesquisas apontam o aliado de Bolsonaro como a maior ameaça à candidatura do prefeito Eduardo Paes (PSD) à reeleição.
Apesar de municipal, o pleito deverá ter contornos de polarização nacional, uma vez que Paes é aliado de Lula.
Metropoles