A declaração polêmica de Mbappé de que a Eurcopa seria um torneio mais difícil que a Copa do Mundo segue repercutindo no mundo do futebol. Messi e Dibu Martínez, campeões do Mundial com a Argentina sobre a Seleção Francesa, rebateram a afirmação do craque francês e reforçaram a dificuldade de disputar a Copa do Mundo. Para por fim, de vez, à discussão, o Somos Fanáticos fez um estudo para responder qual é a competição mais difícil, se Eurocopa ou Copa do Mundo.
No estudo, foram considerados aproveitamento, em pontos, das Seleções europeias que já venceram a Eurocopa e o Mundial nas últimas dez edições de ambas competições. Alemanha, Itália, França, Espanha, Inglaterra, Portugal, Grécia, Dinamarca, Holanda, Tchéquia e Rússia foram os países que tiveram seus desempenhos analisados.
Leia também
-
Esportes Eurocopa ou Copa do Mundo? Mbappé diz qual competição é a mais difícil
-
Esportes Messi rebate declaração de Mbappé: “Disse o mesmo antes do Mundial”
-
Esportes Dibu rebate declaração de Mbappé: “Nada é mais difícil que o Mundial”
E, afinal, qual é a competição mais difícil? Segundo o estudo, o nível de dificuldade da Copa do Mundo é superior ao da Eurocopa. De todas as seleções analisadas, sete possuem aproveitamento, em pontos, melhor ao disputar a Euro. Já no Mundial, o desempenho das Seleções cai consideravelmente.
Há outros casos, menos frequentes, no entanto. França, Inglaterra , Alemanha e Holanda vão na contramão e têm performances melhores em Copas do Mundo que em Eurocopas.
Além disso, é preciso levar em consideração que a ausência de algumas seleções na Copa do Mundo é mais recorrente que na Eurocopa, o que pode ser indício que a simples classificação para o Mundial já é mais difícil que se garantir na competição continental.
Confira o aproveitamento das Seleções analisadas em cada competição:
Alemanha:
Euro – 42,1%
Copa do Mundo – 57,5%
Itália:
Euro – 37,6,%
Copa do Mundo – 35,6%
França:
Euro – 41,7%
Copa do Mundo – 43,7%
Inglaterra:
Euro – 26,3%
Copa do Mundo – 33,8%
Espanha:
Euro – 39,1%
Copa do Mundo – 38,5%
Holanda:
Euro – 35,4%
Copa do Mundo – 36,6%
Dinamarca:
Euro – 21%
Copa do Mundo – 15,6%
Grécia:
Euro – 9,4%
Copa do Mundo – 3,8%
Rússia:
Euro – 19,4%
Copa do Mundo – 12,2%
Portugal:
Euro – 36,5%
Copa do Mundo – 20%
República Tcheca:
Euro – 21,6%
Copa do Mundo – 6,2%
Metropoles