Produtores de queijo artesanal da Serra Geral expõem produtos em feira de Belo Horizonte

.

Produtores de queijo artesanal da Serra Geral expõem produtos em feira de Belo Horizonte
O evento começou nesta quinta-feira (13), na Expominas, em Belo Horizonte, e vai até este sábado (15). Produtores de queijo de Porteirinha, representando a região da Serra Geral no Festival do Queijo Artesanal de Minas.

Ana Carolina Ferreira

Produtores de queijo artesanal de Minas, da região da Serra Geral, representaram o Norte do estado na Sexta Edição do Festival do Queijo Artesanal, em Belo Horizonte. O evento começou nesta quinta-feira (13), na Expominas, em Belo Horizonte, e vai até este sábado (15).

Queijos artesanais da Serra Geral expostos no festival em Belo Horizonte.

Ana Carolina Ferreira

Mapa do queijo: Conheça a rota das iguarias que passa por 15 regiões do estado

Os representantes da Serra Geral fazem parte de um grupo de 40 expositores de 13 regiões reconhecidas que estão presentes no festival. O evento é uma forma de divulgação de um dos produtos mais famosos do estado e que movimenta, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, R$ 6 bilhões por ano.

A expectativa é de que 21 mil pessoas passem pelo evento nos três dias. Além dos stands com os queijos à venda e para degustação, há workshops, gastronomia e rodada de negócios.

Feira do Queijo Artesanal de Minas, na Expominas, em Belo Horizonte.

Ana Carolina Ferreira

Joel José Nogueira é de Porteirinha e há um ano está na atividade. Atualmente, produz aproximadamente 900 peças de queijo por mês.

"A gente produz leite desde 2010 e vendíamos o nosso leite para outras pessoas produzirem. A gente viu que tínhamos mão-de-obra o suficiente pra agregar valor ao nosso trabalho. E agora, com a Serra Geral reconhecida como região produtora de queijo artesanal, isso abre oportunidades não só de vender nosso queijo mas de ter acesso a conhecimento no modo de produzir", comemorou o produtor Joel José Nogueira.

Rubinei dos Santos Gomes é uma das pioneiras na produção de queijo artesanal de Minas na Região da Serra Geral. Com início em 2016, a produção dela chega a 450 quilos por mês.

"Inicialmente, produzir queijo foi um grande desafio. Estar aqui em BH expondo nosso produto é uma grande vitória diante dos desafios que a seca nos impõe. A nossa região é de baixa umidade e por isso nosso produto é especial e único. É massa macia, com a casca mais seca, um amarelo mais claro com um sabor inigualável. Vamos conquistar Minas, o Brasil e o mundo", comemorou Rubinei dos Santos Gomes.

A abertura do Festival do Queijo Artesanal de Minas contou com a presença de várias autoridades, entre elas o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões que destacou a importância de se defender a produção leiteira diante do cenário internacional e a importância de eventos como este para a economia do estado.

Vice-governador Mateus Simões (Novo) na abertura da Sexta Edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas

Ana Carolina Ferreira

????SERVIÇO

EVENTO: 6ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas

LOCAL: Expominas (Av. Amazonas, 6020 - Gameleira, Belo Horizonte)

DATA: 13/06 - 12h às 22h

DATA: 14/06 - 12h às 22h

DATA: 15/06 - 10h às 22h

?Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas