O deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) comparou ao nazismo, nesta terça-feira (11/6), as investigações da Polícia Federal (PF) sobre disseminação de informações falsas sobre a tragédia climática no Rio Grande do Sul. A declaração do parlamentar aconteceu durante audiência pública com o ministro da Secretaria Extraordinária, Paulo Pimenta, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Pimenta está atuando como representante do governo federal no enfrentamento à crise gaúcha.
"O senhor compreende que essa postura [investigação] demonstra perseguição, intenção de silenciamento de grupos que possam representar algum tipo de ameaça ao controle do governo?", perguntou Bilynskyj.
Leia também
-
Brasil RS: Pimenta diz que governo busca “alternativa” para manter empregos
-
Brasil Com acordo, CCJ da Câmara transforma convocação de Pimenta em convite
-
Entretenimento Veja como ficaram os espaços culturais atingidos pelas chuvas no RS
-
Brasil Lula chega ao RS pela 4ª vez para visitar regiões atingidas por chuvas
O ministro Paulo Pimenta, por outro lado, destacou que o combate que o governo federal tem que fazer diante da disseminação de informações falsas prejudica a ação do Executivo no Rio Grande do Sul.
"Na hora que nós estávamos, deputado, trabalhando para salvar vidas, pessoas estavam se dedicando a produzir desinformação", enfatizou Paulo Pimenta.
Confira:
O pedido de audiência pública com Paulo Pimenta sobre a investigação da PF partiu de Bilynskyj. O deputado argumenta que o governo utiliza a máquina pública para perseguir opositores.
As investigações da PF sobre disseminação de informações falsas começaram depois de um pedido realizado por Paulo Pimenta ao Ministério da Justiça.
Acompanhe a audiência completa:
Metropoles