Dor, inchaço, calor e vermelhidão nas articulações das mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos e pés são sintomas da artrite, uma doença crônica provocada por inflamações resultantes de alterações no sistema de defesa do organismo. Em entrevista ao portal VeryWell Heatlh, a nutricionista Ashley Braun deixou como aviso aos pacientes que a alimentação pode agravar — e muito — a condição.
Leia também
-
Claudia Meireles Especialista cita quais suplementos não devem ser consumidos juntos
-
Claudia Meireles Nutricionista revela como potencializar a ação da creatina no corpo
-
Claudia Meireles O que acontece com o seu corpo quando você come arroz todos os dias
-
Claudia Meireles Fonte da juventude? Descubra composto que favorece a longevidade
Com mestrado em saúde pública com ênfase em educação em saúde pela Grand Valley State University, nos Estados Unidos, a nutricionista explicou que “a quantidade de inflamação” que um paciente da doença crônica sente tende a ser “afetada por inúmeros fatores”, entre eles a dieta. “Alimentos ricos em açúcar, gordura, sódio e carboidratos simples podem causar inflamação e piorar os sintomas da artrite”, salientou.
Abaixo, confira quatro alimentos a serem evitados por quem tem artrite:
1. Carne vermelha
Conforme explica Ashley, as carnes vermelhas são mais ricas em gordura, principalmente a saturada, em comparação com proteínas vegetais e carnes brancas. A mestre em saúde pública sustentou que estudos demonstraram sobre a associação do consumo do alimento com o aumento dos níveis de inflamação. Dessa forma, o consumo torna pior o inchaço das articulações.
“Um estudo descobriu que a substituição da carne vermelha por frango, peixe, legumes ou nozes estava associada a biomarcadores inflamatórios mais baixos”, ressaltou a especialista.
2. Laticínios com alto teor de gordura
A nutricionista elucidou que leite, iogurte e outros derivados lácteos podem ser ruins para a condição crônica, no entanto, vai depender da quantidade de gordura e açúcar que o alimento contém.
“Em geral, evite laticínios integrais e produtos com adição de açúcar quando tiver artrite”, indicou Ashley Braun. Uma pesquisa mostrou a ligação entre uma dieta rica em gordura e reações inflamatórias.
3. Ácidos graxos ômega 6
“Os ácidos graxos ômega 6 são ácidos graxos poli-insaturados essenciais que só se consegue obter por meio dos alimentos”, esclareceu a mestre em saúde pública. Embora essas gorduras desempenhem um papel fundamental na função cerebral e na saúde óssea, consumi-los em grande quantidade tende a causar inflamação e agravar os sintomas da artrite.
Entre os itens ricos em gorduras ômega 6 estão soja, milho, carne e óleo de canola. “Isso não significa que você deva evitar totalmente esses alimentos, pois todos trazem benefícios nutricionais, mas precisa garantir que sua ingestão diária não exceda o consumo de ômega 3, que tem efeitos anti-inflamatórios”, argumentou a nutricionista.
4. Sal
De acordo com Ashley, o corpo precisa do sódio do sal para executar diversas funções, mas consumi-lo em exagero pode ser “problemático”.
“Uma pesquisa relacionou a alta ingestão de sal a maior inflamação e aumento do risco de desenvolver artrite reumatoide”, mencionou. A nutricionista recomendou temperar os alimentos com ervas e especiarias, a exemplo da pimenta, orégano, cominho e alho picado.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
Metropoles