São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) transferiu para o seu braço direito no governo, o secretário da Casa Civil, Arthur Lima, as atribuições da recém extinta Secretaria de Relações Internacionais, pasta criada pelo ex-governador João Doria, em 2019.
Tarcísio demitiu o titular da pasta, Lucas Ferraz, na quinta-feira (23/5) e publicou nesta sexta-feira (24/5) um decreto no Diário Oficial extinguindo definitivamente a secretaria. A decisão de fechar a secretaria havia sido adiantada pela coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.
Leia também
-
São Paulo Tarcísio propõe pacote para cortar gastos e reduzir benefícios fiscais
-
Igor Gadelha Tarcísio decide extinguir secretaria após crise com estatal ucraniana
-
São Paulo Após um ano, Tarcísio demite secretário do “caso Antonov”
-
São Paulo Tarcísio vai desapropriar imóveis no centro para nova linha de metrô
Segundo o decreto, Arthur Lima (ao lado de Tarcísio na foto em destaque) ficou com as atribuições de planejamento, articulação e coordenação de ações para o estabelecimento de cooperação com governos nacionais, subnacionais e entidades internacionais, além de formular diretrizes para parcerias internacionais.
A Casa Civil herda o corpo de funcionários da antiga secretaria e Lima tem um prazo de 30 dias para determinar quais cargos e funções serão mantidos e quais serão extintos.
Contudo, atividades relacionadas à organização de eventos para atrair investidores estrangeiros foi repassada a outra pasta, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de Jorge Lima, e devem ser tocados pela agência Investe SP.
A extinção da pasta já faz parte do pacote de redução dos custos da máquina pública anunciados nesta quinta por Tarcísio. Em um decreto publicado no Diário Oficial, o governador estabeleceu diretrizes para a elaboração de um projeto que batizou de “São Paulo na Direção Certa”, que determina a diminuição de gastos de custeio e estratégias para aumento de investimentos.
Metropoles