O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a queda de temperaturas a partir deste fim de semana no Rio Grande do Sul e, com isso, unindo o frio às chuvas que destroem o estado. Porém, na semana que vem, há possibilidade de diminuição das precipitações.
O relatório do Inmet, em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), fala da passagem de uma frente fria de origem polar e o ingresso de uma massa de ar frio e seco.
Isso acontecerá com mais intensidade a partir de segunda-feira (13/5) e tem como possível resultado “uma queda acentuada das temperaturas” e a diminuição de chance de chuvas durante a próxima semana.
Leia também
-
Brasil Chuvas no RS: tempo fica instável e frio até o fim de semana
-
Brasil Chuvas no RS: Exército faz lançamento aéreo de mantimentos. Veja fotos
-
Brasil RS volta a ter temporais nesta sexta e chuvas podem passar dos 100 mm
-
Brasil Chuvas extremas terão aumento de 60% em 30 anos no RS, aponta Inpe
Frio abaixo dos 10°C
Na terça (14/5), temperaturas entre 3°C e 4°C na Região da Campanha e Serra Gaúcha. Em Porto Alegre, a mínima deve ficar em torno dos 8°C. E as máximas em alguns municípios da Serra Gaúcha não passam dos 10°C.
A fronteira entre Uruguai e o Rio Grande do Sul bate os 5°C e aumenta as condições para geada.
Mas os termômetros com índices mais baixos já acontecem neste fim de semana. As medições mostraram que a sexta-feira (10/5) foi o dia mais frio de 2024 em Porto Alegre. “A capital gaúcha registrou a menor temperatura mínima de 2024, 12,6°C, e a menor máxima deste ano, 18,3°C”, informa o site Climatempo.
Metropoles