O Rio Grande do Sul pode esperar mais chuva, forte e volumosa, nesta sexta-feira (10/5), com perigo de se estender até domingo. Institutos meteorológicos também apontam para o risco de deslizamento de terra, principalmente na área da Serra Gaúcha.
Órgãos como o Inmet e o site Climatempo mostram que as precipitações vêm de forma generalizada em todo o estado e também em Santa Catarina. Porto Alegre é uma das cidades que pode ser afetada com tempestades. Mas é na Serra Gaúcha que existe a maior preocupação, com acumulado de 100 mm somente hoje.
“A chuva pode vir com ventania em muitas áreas gaúchas. Na região serrana, na Grande Porto Alegre e no norte gaúcho, as rajadas de vento podem superar os 91 km/h”, aponta o Climatempo.
O Inmet, por sua vez, divulgou relatório com outros órgãos afirmando que entre esta sexta e a segunda-feira (13/5), há alta probabilidade de “movimentos de massa” em diversos setores do RS. Isso inclui a região metropolitana de Porto Alegre e a Serra Gaúcha.
A explicação para o perigo de deslizamentos de terra e de encosta acontece “devido aos elevados acumulados registrados ao longo da última semana, que incrementaram significativamente a umidade do solo, intensificaram processos erosivos e causaram diversos deslizamentos de terra”, diz o relatório.
“Neste cenário, são esperados novos deslizamentos de terra induzidos em áreas urbanizadas e também ‘quedas de barreiras’ à margem de estradas rodovias, não se descartando a possibilidade de deslizamentos em encostas naturais, além da possibilidade de reativação de deslizamentos recentes, especialmente entre sábado (11/05) e domingo (12/05)”, continua o relatório.
Leia também
-
Brasil Com trégua da chuva, infraestrutura tem pequena melhora no RS
-
Brasil Veja a lista dos nomes de mortos e desaparecidos após chuvas no RS
-
Brasil Chuvas no RS: número de municípios atingidos sobe para 428
-
Brasil Chuvas no RS: número de mortos chega a 107, com 425 cidades afetadas
Chuva também em Santa Catarina e Paraná
Há também o alerta de precipitação forte em Santa Catarina. Os meteorologistas apontam acumulado de 100 mm no extremo sul do estado, mas também tempestade em Florianópolis.
“O Vale do Itajaí e o litoral do Paraná ficam nublados e com chuviscos. Em Curitiba, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove. A tarde desta sexta será um pouco menos quente do que o restante da semana. Mas as outras regiões do Paraná continuam com muito sol e calor”, diz o Climatempo.
Metropoles