SP Alto Astral: Programa Vem Dançar promove bailes para público 60+

Idosos de São Paulo, que gostam de dançar, têm anotado em seus calendários compromissos periódicos para colocar o corpo em movimento.

Foto: Metrópoles

Foto: Metrópoles

Idosos de São Paulo, que gostam de dançar, têm anotado em seus calendários compromissos periódicos para colocar o corpo em movimento. São os bailes do Programa Vem Dançar, da Prefeitura de São Paulo, por meio da Seme (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer).

Os encontros são gratuitos, ocorrem em diversos clubes da cidade, são organizados por temas e estilos de música e contam até com transporte público gratuito que leva os interessados de um ponto de encontro até o local do baile.

O objetivo é estimular a prática de atividade física e o lazer da população idosa por meio da dança, que tem se mostrado uma importante estratégia para manter essa parcela da população em movimento.

A ideia é combater o sedentarismo, que pode interferir na qualidade de vida e na capacidade funcional da população durante o envelhecimento.

Segundo a Seme, cerca de 1.500 pessoas comparecem aos bailes a cada edição. A média de idade do público participante é de 72 anos. Desde 2007, já foram cerca de 145 bailes, com estilos musicais que vão desde o boleto e a valsa até o forró, samba e rock.

Idosos que participam de programas e serviços da prefeitura, como o NCI (Núcleo de Convivência de Idosos), ou as atividades físicas promovidas em Unidades Básicas de Saúde, são alguns do público-alvo da iniciativa. Entretanto, os bailes são abertos a quaisquer pessoas acima de 60 anos que queiram participar.

Leia também

O evento não é só para casais. Como há uma alta demanda feminina, os bailes do Programa Vem Dançar contam também com a participação de instrutores – os "Personal Dancers" –, que estimulam a participação ativa de todos os presentes.

Nesta quarta-feira (7), o programa Vem Dançar promove o Baile das Mães, em homenagem ao Dia das Mães (confira local e horário mais abaixo do texto).

Os três últimos eventos foram Baile Nordestino, no CTN (Centro de Tradições Nordestinas), Baile do Azul e Branco, no Clube Esperia, e Baile do Rock, no Clube Juventus.

A aposentada Neusa Lourenço, de 80 anos, no baile do Rock promovido pelo Programa Vem Dançar no início de abril Neusa no Vem Dançar do Rock

A aposentada Neusa Lourenço, de 80 anos, no baile do Rock promovido pelo Programa Vem Dançar no início de abril Arquivo Pessoal

Evento realizado no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo, atraiu centenas de idosos para o baile Baile Vem Dançar_CTN

Evento realizado no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo, atraiu centenas de idosos para o baile Divulgação/Seme

Baile do Rock, no Clube Juventus, em SP, movimenta idosos na dança Baile do Rock

Divulgação/Seme

Mesmo quem não tem parceiro de dança se mantém ativo nos bailes com os 'Personal Dancers', que estimulam a participação de todos Personal Dancer

Mesmo quem não tem parceiro de dança se mantém ativo nos bailes com os 'Personal Dancers', que estimulam a participação de todos Divulgação/Seme

Neusa Lourenço e o parceiro de dança João Flores no baile Azul e Branco promovido pelo Programa Vem Dançar em abril Neusa e João no Vem Dançar Azul e Branco

Neusa Lourenço e o parceiro de dança João Flores no baile Azul e Branco promovido pelo Programa Vem Dançar em abril Divulgação/Seme

0

Melhoria na saúde, autoestima e disposição

Neusa Lourenço, de 80 anos, está aposentada, mas se mantém ativa com os eventos de dança na cidade. Ela, que tem formação em francês e trabalhou em multinacional bilíngue, não se deixou ficar parada quando a aposentadoria chegou. Encontrou nos bailes um motivo para se movimentar – ainda que o marido prefira ficar em casa.

A saída foi encontrar um parceiro de dança e, com ele, frequentar os bailes da cidade. Para Neusa, o Vem dançar melhora a saúde, a autoestima e a disposição dos participantes.

"É como dizem: mente sã, corpo são. A dança é um exercício que pede de tudo da pessoa, como disposição, coordenação, e memória. Quando eu estou dançando, eu estou física e mentalmente bem. Além disso, proporciona a socialização entre pessoas da mesma idade, afastando a solidão", afirma.

Serviço

Baile das Mães

Data: 7 de maio

Horário: das 13h às 17h

Local: Círculo Militar

Endereço: Rua Abílio Soares, 1589, Ibirapuera

Facebook: @vemdancar.ofc

Instagram: @vemdancar.ofc