'Mulheres que inspiram': evento evidencia protagonismo feminino em Campo Grande

.

'Mulheres que inspiram': evento evidencia protagonismo feminino em Campo Grande
O encontro é um evento organizado pela Subsecretaria de Políticas para a Mulher. Evento dá luz ao protagonismo das mulheres de Campo Grande.

Vinícius Souza/TV Morena

Evento em Campo Grande reúne as mulheres protagonistas de vários setores da capital nesta segunda-feira (11). Encontro realizado pela prefeitura, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu), quer debater o poder feminino entre líderes, empresárias da indústria, comércio e serviços, profissionais liberais e produtoras rurais.

A titular da Semu, Carla Stephanini, considera importante a abordagem do evento, pensando no momento atual da gestão pública municipal, que está sob o comando de uma mulher, e considerando os futuros para a capital de Mato Grosso do Sul.

"Reconhecemos o valor das mulheres nos diversos âmbitos da sociedade. Queremos dar visibilidade às mulheres que nos antecederam, as pioneiras, destemidas, corajosas que nos fizeram vir até aqui. Nosso trabalho é em favor do protagonismo socioeconômico, político e cultural das mulheres para gerações futuras, para que a gente possa efetivamente ter uma sociedade que respeite as mulheres e que seja econômica", declarou Carla.

A representante declarou a felicidade com as conquistas, mas não deixou de lado os desafios que as mulheres ainda enfrentam. Durante a fala, Carla lembrou de questões como disparidade salarial e luta contra violência de gênero.

"Nós ainda não estamos exercendo a paridade nos espaços como nós almejamos. Este espaço tem que ser equânime entre homens e mulheres. A equidade que nós precisamos ter na política, nos espaços de outros trabalhos, nos conselhos de classe, nos conselhos administrativos. Então tanto nos espaços públicos como privados nós ainda temos muito a conquistar".

O evento traz a Campo Grande a cofundadora do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, Regina Esteves, para palestra sobre experiências de engajamento com a sociedade. Antes da fala às mulheres que inspiram na capital, a palestrante falou sobre solidariedade e participação social para luta dos direitos das mulheres.

"Acredito que esses reconhecimentos na verdade vieram em virtude do que a gente exerce, mas mais uma vez eu falo, não é um prêmio, é um reconhecimento meu. Isso é de muitas mulheres e homens e de muitas pessoas que estão com a gente. É solidariedade? É sim! Eu acho que é sempre uma grande oportunidade da gente fazer a diferença e começou aqui hoje. Eu acho que eu quero aqui fazer a diferença conhecendo essas mulheres maravilhosas que fazem aqui esse estado, essa capital ser o que é. Realmente um grande exemplo, é uma inspiração para o país", pontuou Regina.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: