Ícone histórico na cidade de São Paulo, a Praça Princesa Isabel, no Centro, está revitalizada e se tornou um parque. Este é o sexto parque entregue pela gestão, e outros seis estão em andamento.
O espaço, que tem 16,6 mil metros quadrados, teve a área verde completamente recuperada – a vegetação do local é considerada patrimônio ambiental e um decreto declara as árvores imunes ao corte.
Há corredores de passeio, quadra esportiva, parquinho infantil, cachorródromo e equipamentos de ginástica.
A praça foi transformada em parque em junho de 2022 e, desde então, vinha passando por reformas. A mudança era uma demanda de moradores e comerciantes do entorno, que sofriam com a degradação anterior e queriam voltar a se sentir seguros na região. O investimento da Prefeitura foi de R$ 2 milhões.
Leia também
-
Conteúdo especial SP Alto Astral: Cidadãos vão poder contribuir para Orçamento de 2025
-
Conteúdo especial SP Alto Astral: Prefeitura entrega 1ª Vila Reencontro no extremo Leste
-
Conteúdo especial SP Alto Astral: Capital terá vacinação infantil contra a dengue
-
Conteúdo especial SP Alto Astral: Répteis resgatados de tráfico são devolvidos à mata
A ação de revitalização contou com o apoio de agentes de saúde e assistentes sociais. Foram ampliados os serviços de acolhimento e tratamento a dependentes químicos que ocupavam a região.
A estimativa da Prefeitura é de que mais de 2.500 pessoas estão sendo assistidas contra a dependência química, contando com ações desenvolvidas em parceria com o governo do Estado.
O parque, que leva o nome da princesa que assinou a Lei que aboliu a escravidão no país, abriga o monumento da Duque de Caxias, uma das maiores estátuas equestres do mundo.
A escultura, de bronze platinado, tem 48 metros de altura, e foi feita pelo artista Victor Brecheret. A área já foi parte da propriedade de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá.
Metropoles