Premiê da Coreia do Sul coloca cargo à disposição após partido governista perder as eleições parlamentares

O primeiro-ministro da Coreia do Sul, Han Duk-soo, e outros assessores colocaram os cargos à disposição após o partido governista perder as eleições parlamentares.

Foto: G1 - Globo.com

Foto: G1 - Globo.com

O primeiro-ministro da Coreia do Sul, Han Duk-soo, e outros assessores colocaram os cargos à disposição após o partido governista perder as eleições parlamentares. As informações são da agência estatal Yonhap e foram publicadas na noite desta quarta-feira (10).

Em tese, o movimento representa que o primeiro-ministro pode renunciar ao cargo. A queda do premiê também depende de uma decisão do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol.

Partidos liberais de oposição derrotaram o partido governista conservador, mas não conseguiram eleger 200 dos 300 parlamentares necessários para obter a maioria absoluta do Parlamento.

Com quase 100% das urnas apuradas o Partido do Poder Popular (PPP) do atual presidente Yoon Suk-yeol conquistou pouco mais de 100 cadeiras. Já o oposicionista Partido Democrático elegeu mais de 170 deputados.

O resultado das eleições foi visto como analistas como um referendo sobre o governo de Yoon Suk-yeol, que vem enfrentando queda na popularidade. Escândalos de corrupção e o aumento no custo de vida podem ter pesado na decisão dos eleitores.

Após a derrota, o líder do partido governista deixou o cargo. O presidente Yoon também prometeu mudanças no governo.

"Honrarei humildemente a vontade do povo expressa nas eleições gerais, reformarei os assuntos do Estado e farei o meu melhor para estabilizar a economia e a subsistência das pessoas", disse Yoon