Além da floresta: projeto selecionado no edital da Lei Paulo Gustavo realiza exposição na Escola de Arte

.

Além da floresta: projeto selecionado no edital da Lei Paulo Gustavo realiza exposição na Escola de Arte
A exposição apresenta obras de arte física e virtual Idealizadores do projeto; Samuel Faraon e Ana Costa

Gleilson Nascimento/g1

Em Santarém, oeste do Pará, alunos da Escola de Arte Emir Bemerguy, abriram na tarde desta quarta-feira (10) uma exposição inovadora denominada "Além da Floresta". A exposição apresenta obras de arte física e virtual, permitindo que pessoas de todo o mundo apreciem a arte da região por meio da internet.

? Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp

Tudo começou com a aluna da Escola de Arte, Ana Thaís Costa. Foi ela quem desenvolveu um projeto que foi selecionado por meio de edital da Lei Paulo Gustavo. Seu protótipo de plataforma virtual ganhou destaque e agora está na corrida para um prêmio nacional. Hoje, ela apresentou o trabalho na exposição.

Uma amostra do trabalho de artes do alunos

Gleilson Nascimento/g1

Segundo Ana Thaís, a ideia partiu depois de perceber a necessidade de valorizar a arte local e tornar acessível a um público mais amplo. Combinando suas habilidades em ciência da computação e artes plásticas, ela desenvolveu uma plataforma virtual para a exposição.

A exposição "Além da Floresta" apresenta uma nova visão da arte regional. Em vez de se limitar aos elementos convencionais da Amazônia, os artistas exploraram técnicas diferentes e apresentaram reinterpretações dos temas regionais. Isso permite que os espectadores tenham uma experiência mais profunda e pessoal ao interagir com as obras de arte.

Os participantes puderam conhecer um pouco da história dos idealizadores

Gleilson Nascimento/g1

Samuel Faraon, outro artista plástico e idealizador do projeto, acredita que a exposição virtual é um avanço grande para as exposições artísticas da região. Ele vê a exposição virtual como uma maneira de levar a arte de Santarém para além de suas fronteiras geográficas, permitindo que pessoas de todo o mundo apreciem o trabalho dos artistas locais.

Segundo a professora de artes Jaqueline Oliveira Betzel, a exposição "Além da Floresta" é apenas o começo. Os próximos passos do projeto incluem aprimorar a plataforma virtual e realizar mais exposições que combinem o físico e o virtual. Para ela, o projeto é inovador, e não apenas valoriza a arte local, mas também abre novas possibilidades para a promoção da arte e cultura da Amazônia.

VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região