O defensor público de carreira Celestino Chupel foi reconduzido ao cargo de defensor público-geral do Distrito Federal. A decisão se deu por escolha do governador Ibaneis Rocha (MDB), com base em lista apresentada pela categoria após eleição interna.
Celestino enfatizou que a recondução permitirá a manutenção de iniciativas importantes da própria gestão para ampliar o atendimento à população vulnerável, por meio da oferta de assistência jurídica integral, gratuita e de qualidade.
“Nosso intuito é garantir a eficácia e a continuidade das ações em curso, ampliar a rede de atendimento, de forma a promover a missão da instituição de forma consistente e focada, além de garantir que os valores fundamentais da Defensoria Pública do Distrito Federal sejam mantidos”, afirmou Celestino.
O processo de seleção teve dois candidatos e 270 votos: 204 a favor de Celestino Chupel e 66 para Gustavo Dorella.
Leia também
-
Distrito Federal Unidade móvel da Defensoria Pública do DF atende 62 presas na Colmeia
O equipamento é o primeiro da América Latina voltado à prestação de serviços jurídicos ao sistema carcerário
-
São Paulo Defensoria Pública apela à ONU por fim de operação da PM em SP
Defensoria Pública e mais três entidades de direitos humanos pedem fim de operação da PM na Baixada Santista e uso de câmeras por policiais
-
Distrito Federal Defensoria Pública pede que Saúde do DF habilite Ambulatório Trans
DPU dá 20 dias para Secretaria de Saúde do DF responder sobre habilitação de Ambulatório Trans. Mais de 500 pessoas esperam atendimento
-
Guilherme Amado Defensoria Pública de SP liderou recursos ao STJ nos últimos 5 anos
Defensorias públicas defendem pessoas de baixa renda na Justiça de forma gratuita
Perfil
Natural do Rio Grande do Sul, Celestino tem experiência de 20 anos na Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). Ele ocupou cargos como coordenador dos núcleos de Assistência Jurídica de Defesa da Saúde e de Atendimentos Iniciais.
O defensor público se formou em 1994, na Faculdade de Direito de Sete Lagoas (MG), e ingressou na DPDF uma década depois.
A Lei Complementar n° 828/2010 estabelece que o defensor público-geral é responsável por dirigir, supervisionar e coordenar as atividades da Defensoria Pública do Distrito Federal, além de orientar a atuação dos servidores e cuidar de atos administrativos, de pessoal e financeiros. Também cabe a ele representar judicialmente a DPDF quando necessário.
Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF)
Metropoles