'Fomentar a cultura significa fomentar civilização', diz Margareth Menezes ao lançar Programa dos Comitês de Cultura

.

'Fomentar a cultura significa fomentar civilização', diz Margareth Menezes ao lançar Programa dos Comitês de Cultura
Iniciativa do governo federal foi anunciada durante cerimônia no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (29). Margareth Menezes, ministra da Cultura, durante lançamento do PNCC.

Reprodução/TV Globo

O Ministério da Cultura lançou o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) nesta sexta-feira (29). A iniciativa do governo federal foi anunciada pela ministra da pasta, Margareth Menezes, durante uma cerimônia no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte.

O PNCC tem o objetivo de ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, por meio de comitês espalhados pelas regiões do país. A ideia é que instituições e coletivos parceiros do programa promovam ações de mobilização social, formação, apoio à elaboração de projetos e comunicação sobre direitos e políticas culturais.

"Fomentar a cultura significa fomentar civilização, significa ampliar o nosso poder de entendimento dessa diversidade maravilhosa que é o povo brasileiro", disse a ministra.

Em 2022, a criação de comitês culturais foi uma das promessas de campanha do presidente Lula (PT).

"A minha ideia é criar comitês culturais em todos os estados do país para que a gente possa democratizar o acesso à cultura e a participação social", afirmou Lula durante o período eleitoral.

As inscrições para o edital do PNCC foram abertas nesta sexta-feira e vão até 30 de outubro. O resultado será divulgado no início de dezembro. Podem participar organizações não governamentais (ONGs) dos 26 estados e do Distrito Federal.

Na capital mineira, o lançamento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O evento contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), das deputadas federais Duda Salabert (PDT) e Célia Xakriabá (Psol) e outras autoridades.

? Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Minas no WhatsApp

Os vídeos mais vistos do g1 Minas: