Lula assina decreto que concede aposentadoria a Rosa Weber, do STF

.

Lula assina decreto que concede aposentadoria a Rosa Weber, do STF
Ao deixar a presidência do STF na quarta-feira (27), ministra fez discurso de despedida. Lula deve definir indicação de substituto nos próximos dias. Rosa Weber, presidente do Supremo, recebe homenagens em sua última sessão

O presidente Lula (PT) assinou o decreto que concede aposentadoria à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber. Apesar de o documento ter sido publicado na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (29), a aposentadoria começa a contar a partir de sábado (30).

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Rosa Weber completa 75 anos no próximo dia 2 de outubro, atingindo a idade-limite para ocupar o cargo de ministra do STF.

A ministra fez seu discurso de despedida na quarta-feira (27), quando também deixou o cargo de presidente do STF.

Durante a fala, Rosa agradeceu o apoio dos demais ministros, relembrou a carreira na Justiça e citou os ataques golpistas do dia 8 de janeiro.

Rosa assumiu a cadeira do STF em dezembro de 2011. Indicada pela ex-presidente Dilma Rousseff, ela substituiu a ex-ministra Ellen Gracie.

Quando tomou posse, Rosa se tornou a terceira mulher a ocupar o cargo de ministra da Suprema Corte. Antes dela, foram nomeadas Ellen Gracie, em 2000, e Cármen Lúcia, em 2006.

O presidente Lula (PT) deve definir nos próximos dias quem será o indicado para ocupar a cadeira deixada pela ministra. Ele já adiantou que gênero e raça não serão critérios para a escolha.

Entre os cotados estão o ministro da Justiça, Flávio Dino; o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; e o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Lula está insatisfeito com pressões por indicações ao STF e PGR

Ministra Rosa Weber em sua despedida do Supremo Tribunal Federal, nesta quarta-feira (27).

Carlos Moura/SCO/STF

VÍDEOS: tudo sobre política