VÍDEO: veja entrevista com a equipe do filme 'Ferrari'; brasileiro Gabriel Leone faz parte do elenco

Obra levou dez anos para ficar pronta E retrata o ano mais difícil por trás do carro mais glamouroso do mundo.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Obra levou dez anos para ficar pronta E retrata o ano mais difícil por trás do carro mais glamouroso do mundo. VÍDEO: veja entrevista com a equipe do filme 'Ferrari'; brasileiro Gabriel Leone faz parte do elenco

Símbolo de status, objeto de desejo dos apaixonados por carros. Mas a trajetória da Ferrari não é só de sucesso. Também teve momentos dramáticos, perdas e reviravoltas. Essa história chega agora aos cinemas.

A correspondente Carolina Cimenti conversou com a equipe do filme, que levou dez anos para ficar pronto, e tem um ator brasileiro acelerando nas pistas. Veja no vídeo acima.

A fotografia, as cores, o design dos anos 1950 fazem de "Ferrari" um filme especial. A obra retrata o ano mais difícil por trás do carro mais glamouroso do mundo.

Em 1957, Enzo Ferrari estava à beira da falência, em crise no casamento e mergulhado no luto pela morte do filho, um ano antes. Foi neste contexto que ele inscreveu sua equipe de corrida na tradicional "Mille Miglia".

A Ferrari precisava da vitória para sobreviver. A interpretação de Adam Driver e Penélope Cruz é densa e sombria. Mas quando o Fantástico conversou com eles, o clima era de total descontração.

Adam fala se acha que seu sobre nome "Driver" - em inglês, motorista - ajudou com o papel.

"Sou obcecado por italianos... Não, não.. eu adoro a Itália. Esses papéis simplesmente deram certo, e são os dois são italianos".

A brincadeira sobre a obsessão de Adam em papéis italianos tem razão de ser. Em 2021, ele interpretou Maurizio Gucci, o famoso empresário da moda italiana. O sotaque "perfetto" ele já tinha, mas destaca como se transformou para viver na telona um atormentado Enzo Ferrari.

"Eu estava me divertindo muito, não era sombrio… E a maquiagem ajudou muito", diz.

Penélope Cruz rouba a cena em vários momentos do filme. A atriz interpreta Laura Garello, mulher de Enzo e sócia fundadora da Ferrari.

"Eu tinha todos os motivos para aceitar esse papel, sempre quis trabalhar com o Michael na direção e com o resto do elenco, e achei que era uma grande oportunidade. E eu adorei interpretá-la", conta a atriz.

Shailene Woodley interpreta Lina Lardi, amante de Enzo e com quem teve um filho, Piero Ferrari. Piero assume a direção da empresa depois da morte do pai. Em entrevistas recentes, na vida real, Piero Ferrari confirmou a veracidade do roteiro do filme.

"Um dos principais motivos para eu querer fazer este filme era trabalhar com Adam e aprender sobre um mundo do qual eu não sabia nada", diz Shailene.

Estreia do brasileiro Gabriel Leone em Hollywood

Ferrari marca a estreia do brasileiro Gabriel Leone em Hollywood. O ator interpreta o piloto espanhol Alfonso de Portago, contratado pela Ferrari e considerado o favorito a vencer a corrida de 1957.

"Foi sim uma realização de um sonho, acima de de tudo, eu diria, por ter tido essa primeira experiência internacional sendo dirigido por Michael Mann, de quem eu sempre fui muito fã. Não poderia ter começado de forma melhor. Enfim... E foi uma experiência incrível", diz o ator.

Gabriel teve apenas um mês para se preparar pro papel, e além de aulas de dança e corrida nas pistas, diz que se inspirou em Marlon Brando jovem para desenvolver o papel.

"Eu já tinha feito alguns testes para o mercado americano, e esse foi mais um e a resposta veio muito rápida. E veio rápida porque foi o último personagem que eles escalaram. Então, eles já estavam muito próximos do início, eles já estavam em pré-produção, na verdade. Semanas depois eu fui pra Itália e aí, começamos a nossa preparação", conta.

Filmagens na Itália

O diretor do filme, Michael Mann precisou de 95 milhões de dólares para deixar tudo da forma mais autêntica possível. Filmou em Módena, onde a Ferrari foi fundada, na Itália. Não romantizou os fatos. E, claro, usou carros originais diferente desta reportagem, que usou um pequeno truque de ilusão de ótica.

"Ferraris são peças de arte dirigíveis. Os carros são lindos. E isso dialoga com a autenticidade do diretor, Michael, de que carros verdadeiros tinham que fazer parte do filme, porque não dá pra replicar aquele barulho de motor ou usar uma cópia em ação", diz Driver.

"Se você gosta de corrida, se você não gosta de corrida, você vai se emocionar com o filme", completa Leone.

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.