RJ registra a 5ª morte por dengue este ano

.

RJ registra a 5ª morte por dengue este ano
De acordo com a Secretaria de Saúde de Barra do Piraí, a morte da mulher aconteceu no dia 9 de fevereiro. Também foram registradas mortes pela doença em Itatiaia, Mangaratiba e na capital. O Estado do Rio de Janeiro registrou a 5ª morte por dengue este ano. A vítima é uma mulher de 76 anos que vivia em Barra do Piraí. O Governo do Estado decretou epidemia de dengue na quarta-feira (21).

De acordo com a Secretaria de Saúde de Barra do Piraí, a morte da mulher aconteceu no dia 9 de fevereiro. Os testes comprovaram a morte por dengue na tarde de quarta.

Além de Barra do Piraí, foram registradas mortes em Itatiaia, Mangaratiba e duas na capital desde o começo de 2024.

Cerca de 230 mil doses da vacina contra a dengue devem chegar nesta quinta (22) na Central Geral de Armazenamento da Secretaria Estadual de Saúde, em Niterói, na Região Metropolitana. De lá, serão distribuídas para os municípios.

A vacinação vai abranger crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. As datas de aplicação das doses ainda serão anunciadas.

O decreto da situação de epidemia deve facilitar a obtenção de recursos destinados ao combate da doença. O governo analisa o pedido de 12 municípios de ampliação do atendimento aos pacientes com dengue por meio de saladas de hidratação.

"A gente acha que é uma ação importante para a gente trabalhar com tranquilidade. Decretamos a epidemia por um alto índice populacional. Decretando a epidemia, tiramos a burocracia para fazer um atendimento mais rápido", afirmou o governador Cláudio Castro.

Aedes aegypti

GETTY IMAGES via BBC