Mata fechada, rapel e tempo ruim: veja como será resgate dos corpos dos ocupantes do helicóptero que estava desaparecido

.

Mata fechada, rapel e tempo ruim: veja como será resgate dos corpos dos ocupantes do helicóptero que estava desaparecido
Antes da retirada dos corpos, peritos da polícia precisam ir até o local para fazer análises para iniciar as investigações da queda do helicóptero, que foi encontrado nesta sexta (12). Helicóptero encontrado em Paraibuna

Divulgação / Polícia Militar

Após o helicóptero que estava desaparecido ser encontrado na manhã desta sexta-feira (12), em Paraibuna (SP), as forças de segurança envolvidas nas buscas agora focam na operação para resgate dos corpos dos quatro ocupantes da aeronave. Não houve sobreviventes.

O helicóptero, que era procurado há 12 dias, foi localizado pela Polícia Militar na cidade do interior de São Paulo. O piloto e os três passageiros morreram - leia mais detalhes abaixo.

? Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp

O jornalista César Tralli, da TV Globo, apurou que a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Militar vão se reunir, na tarde desta sexta-feira, para traçar um plano de preservação do local onde a aeronave foi encontrada e, especialmente, de como retirar os quatro corpos de lá.

Antes da retirada dos corpos, peritos da polícia precisam ir até o local para fazer as análises e estudos que vão embasar as investigações da queda do helicóptero. Apesar disso, ainda não há previsão para a chegada dos peritos ao local, que é de difícil acesso.

Destroços com identificação do helicóptero encontrado no dia 12 de janeiro de 2023 pela Força Aérea Brasileira na cidade de Paraibuna, no interior de São Paulo

Divulgação

Segundo apuração da Rede Vanguarda, policiais de Jacareí - cidade próxima de Paraibuna - serão os responsáveis pela perícia.

Ao menos dois fatores atrapalham esse tipo de trabalho: a região é de mata fechada e de acesso considerado muito difícil. Por isso, policiais e agentes da FAB têm precisado descer de rapel no local.

VIDEO mostra agentes da polícia descendo de rapel em área da mata em Paraibuna, SP

Além disso, o tempo ruim previsto para a tarde desta sexta-feira no Vale do Paraíba - com possibilidade de chuva forte - também prejudica a retirada dos corpos.

As condições climáticas atrapalham a chegada de helicópteros na região. Como não há previsão de melhora em relação à nebulosidade, ainda não está confirmado se os peritos se descolarão nesta sexta.

Helicóptero encontrado

Equipes de buscas das polícias Militar e Civil de SP localizaram na manhã desta sexta-feira (12), numa área de mata em Paraibuna (SP), o helicóptero que estava desaparecido desde 31 de dezembro. No fim da manhã, a Polícia Militar confirmou a morte dos quatro tripulantes.

A cidade de Paraibuna fica na região do Vale do Paraíba. O município fica a 120 quilômetros de distância do Campo de Marte, em São Paulo, local de onde o helicóptero havia decolado, e a cerca de 80 quilômetros de Ilhabela, Litoral Norte do estado, destino final do voo.

Helicóptero que desapareceu em SP é encontrado na cidade de Paraibuna

A localização da aeronave foi informada pela Polícia Militar de São Paulo pelas redes sociais. Na postagem, a PM afirma que a aeronave foi encontrada pelo Águia 24:

Na imagem divulgada pela Polícia Militar, é possível ver uma clareira entre a vegetação e o que seriam os destroços da aeronave entre as árvores (veja abaixo).

O jornalista César Tralli, da TV Globo, apurou que o helicóptero H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira, se deslocaria até o local com uma equipe especial de resgate formada por nove pessoas. Por volta de 10h45, um grupo descia de rapel na área do acidente para investigar o caso (veja vídeo abaixo).

Saiba quem estava dentro da aeronave

Helicóptero que estava desaparecido é achado em SP

Divulgação/@PMESP

VIDEO mostra agentes da polícia descendo de rapel em área da mata em Paraibuna, SP

O g1 apurou que os ocupantes do helicóptero são:

Luciana Rodzewics, de 45 anos;

Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos (filha de Luciana);

Raphael Torres, 41 anos (amigo de Luciana e Letícia);

Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos (o piloto).

Ocupantes do helicóptero que estava desaparecido em São Paulo

Reprodução/TV Globo