Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Sustentabilidade: Claro é destaque entre empresas privadas por programa de energia renovável

.


Programa Energia da Claro usa energia proveniente de fontes limpas e renováveis para o abastecimento da operadora. Claro

Divulgação

A sustentabilidade e a inovação são valores presentes no DNA da Claro e nas ações da maior operadora da América Latina, como o programa Energia da Claro. Criada há seis anos, a iniciativa é uma prova do compromisso da empresa com o consumo consciente e se tornou um dos maiores programas de autoconsumo remoto de energia renovável entre empresas privadas do Brasil.

Os números, que incluem mais de 750 mil painéis solares instalados, traduzem o que vem sendo feito desde 2017 e dão ideia do que ainda está por vir.

Hoje, são 90 usinas de fontes renováveis de energia conectadas em 13 estados (Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo) e no Distrito Federal, além de projetos em construção nas demais unidades federativas.

Com o sistema, o programa recentemente alcançou a marca de 200MW de produção de energia, proveniente de fontes solares (81), hidrelétricas (06), biogás (02) e cogeração qualificada (01), volume que o Brasil inteiro tinha em geração distribuída em 2018, quando o programa completava 1 ano de existência.

A frente de geração distribuída do programa atende a 70% do consumo da empresa em baixa tensão, abastecendo mais de 25 mil unidades consumidoras e mais de 70% das antenas da Claro com energia renovável proveniente das 90 usinas conectadas.

Faz parte do programa a maior usina de Geração Distribuída (GD), em capacidade instalada de potência, em operação no Brasil. Movida a biogás, a planta tem autorização para gerar até 4,65 megawatts médios (MWm) de energia, que conseguem abastecer 2.991 unidades da Claro, entre torres de telefonia, data centers e outras estruturas operacionais da companhia.

A operadora ainda investe no mercado livre de energia e tem contratos de longo prazo, no modelo PPA (Power Purchase Agreement), para aquisição de energia eólica, com o objetivo de atender a 100% de seu consumo em unidades de média tensão, o que faz com que seus data centers, prédios administrativos e operações de grande porte utilizem somente energia limpa.

Contemplando a produção em geração distribuída e os contratos firmados no mercado livre, o Energia da Claro deve gerar mais de 1 GWh/ano proveniente de fontes limpas e renováveis em 2023, o que equivale a 80% da energia consumida em todas as operações e instalações da empresa no Brasil.

Claro

Divulgação

Compromisso com redução de poluentes

Os números não param por aí. Em cinco anos, a operação já evitou a emissão de mais de 500 mil toneladas de CO2e na atmosfera, resultado que coloca a operadora à frente das metas de redução de emissões estipuladas pela Science Based Target (SBTi) em estudo feito para a companhia globalmente e que determinou os objetivos que deveriam ser perseguidos por todas as operações do grupo, nos 25 países em que atua.

Para se tornar mais ativa na preservação de recursos naturais, a Claro, que é signatária do Pacto Global da ONU, está comprometida a atender as primeiras metas ambientais por meio de projetos que reduzam diretamente suas emissões, antes de promover eventual compensação.

A empresa está empenhada em se tornar praticamente autossuficiente em energia de fonte limpa e, para isso, além do uso de energia proveniente de fontes renováveis para o abastecimento de todas as operações e instalações da empresa no Brasil, o programa Energia da Claro inclui ações de eficiência energética, como troca de equipamentos de ar-condicionado, lâmpadas e modernização de data centers.

No site da Claro, você acompanha todas as ações de sustentabilidade da empresa e entende o funcionamento dos diferentes processos de geração de energia que fazem do programa Energia da Claro uma referência.

Acesse https://www.claro.com.br/institucional/sustentabilidade e confira!

G1 nacional

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!