G1 nacional
Em 45 anos de história, a premiação já avaliou mais de 44 mil peças publicitárias e distribuiu mais de 3 mil troféus, premiando trabalhos no Brasil inteiro. Prêmio Profissionais do Ano: Globo premia melhores criações da publicidade brasileiraNa noite desta quinta-feira (30), em São Paulo, a Globo premiou as melhores criações de 2023 da publicidade brasileira.A criatividade para conscientizar. Uma boa ideia capaz de divertir. E como não se emocionar com um reencontro desses - Maria Rita e a mãe, Elis Regina, recriada com inteligência artificial para um comercial? Na noite desta quinta, os criadores dos comerciais mais brilhantes de 2023 se reuniram em São Paulo para celebrar. A festa tradicional ganhou até apelido: o Prêmio Profissionais do Ano agora é PPA.A diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, Manzar Feres, explicou a importância do prêmio:"Este ano a gente fez essa mudança, que pode parecer pequena, mas não é. Dá uma modernidade para o prêmio e mostra que a Globo quer sempre acompanhar as tendências. O sucesso do PPA é esse: ele ocupa um lugar no mercado publicitário muito específico e aonde o Brasil brilha. Então, é um prêmio brasileiro que traz essa luz para os publicitários brasileiros que tanto merecem".Em 45 anos de história, o PPA já avaliou mais de 44 mil peças publicitárias e distribuiu mais de 3 mil troféus, premiando trabalhos no Brasil inteiro. A novidade desta edição foi "Ações em Conteúdo" na categoria regional. Concorreram marcas e agências que atrelaram suas mensagens publicitárias à produção local da Globo, um jeito de valorizar a cultura e os sotaques do país.Eram três finalistas na nova categoria. A agência Hiperzoom venceu com "Cafezinho com Escobar", do Globo Esporte. "A gente fica muito feliz de ter conseguido esse reconhecimento com uma ideia que é isso: é simples, mas tem aí atraído o interesse, cada vez mais, dos espectadores, e também pessoas, para essa ação, que é tão legal", comemorou Danielle Moitas, gerente de Marketing do Supermarket. LEIA TAMBÉMGlobo conquista 4 troféus no Clio Entertainment AwardsUpfront 2024: Globo apresenta principais novidades da empresa e discute evolução da publicidadeA agência Galeria levou o troféu na disputa nacional de Ações em Conteúdo."Teve várias trocas no processo. Globo dentro da Natura aprendendo sobre perfumaria, Natura dentro da Globo aprendendo sobre a trama, sobre a ficção que ia acontecer. Foi um projeto que eu morro de orgulho de ter participado e eu acho que esse prêmio... Todo mundo, uma galera imensa merece, que ganha esse prêmio junto com a gente", conta Denise Gallo, head de Criação da Galeria.ag.Cinco finalistas concorreram na categoria Valor Social, que premia campanhas que falam de uma causa ou serviço de utilidade pública. A agência Ampla foi a vencedora."Levar isso para Recife, para o Nordeste, é uma alegria muito grande, ainda mais na categoria de valor social. Você tem que chamar a atenção das pessoas num mundo diverso, cheio de mensagem. E a criatividade está mais valorizada do que nunca, e o prêmio foi reconhecimento disso", diz Manuel Cavalcanti, diretor de Criação da Ampla Comunicação.A FCB Brasil faturou o prêmio na categoria Integrada, que combina a TV e o digital.Publicidade que recriou a imagem de Elis Regina com inteligência artificial foi premiada no PPA 2023JNA categoria 30+, que premia filmes publicitários com mais de 30 segundos, teve cinco finalistas. O dueto inédito entre mãe e filha, criado pelos profissionais da ALMAPBBDO, venceu a disputa."É a primeira marca que usa a inteligência internacional dentro de uma campanha, para resgatar a imagem de Elis Regina, com toda a aprovação dos familiares, com a presença da Maria Rita também na campanha. Então, acho que foi uma inovação na publicidade, acho que é superimportante para posicionar a marca, tão forte aqui em um país que é tão importante para a gente", pontua Livia Kinoshita, gerente executiva de Marketing da Volkswagen.>> VEJA LISTA COMPLETA DE VENCEDORES