Operação resgata animais no Pantanal

.

Operação resgata animais no Pantanal
Grupos de resgate atuam em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e aproveitam a trégua dada pelo fogo nos dois estados. A chuva que caiu nos últimos dias no bioma apagou grande parte dos incêndios, facilitando a busca por animais. Operação resgata animais no Pantanal

No Centro-oeste do Brasil, a chuva tem ajudado a controlar os incêndios no Pantanal e abriu caminho para uma operação de resgate.

No solo castigado pelo fogo, o ouriço recebe água. Sem forças, bebe aos poucos. Ao lado de um jacaré morto, outro animal da mesma espécie é resgatado. Os brigadistas atendem uma sucuri escondida no terreno seco e um preá, que sofreu queimaduras, também precisa de cuidados. Um tucano teve que ir para reabilitação.

Os animais de criação também foram afetados. O bezerro queimou as quatro patas. Na busca por um local seguro, a onça pintada faz uma aparição rara.

No solo castigado pelo fogo, ouriço recebe água

JN

Grupos de resgate têm atuado no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Eles aproveitam a trégua dada pelo fogo. É que a chuva que caiu nos últimos dias nos dois estados apagou boa parte dos incêndios, facilitando a busca por animais.

"Nós estamos focados, nesse momento, em atuar com resgate principalmente nas áreas onde o fogo já passou recentemente, que é o local onde as chances de encontrar animais vivos é maior. Aqueles animais que é possível, que são animais pontuais nesses oásis secos - que estão secando -, a gente faz a captura e leva eles para locais com água e com alimento", explica Enderson Barreto, coordenador do Grupo de Resgate de Animais em Desastres.

No Pantanal de Mato Grosso do Sul, a Polícia Militar Ambiental tem usado drones e helicópteros para encontrar animais atingidos pelo fogo.

"Ele impacta toda uma cadeia, ele acaba com a vegetação. Nós temos animais que se alimentam dessa vegetação, que são alimento de outros animais carnívoros. Nós agora, no final do ano, temos o período reprodutivo da maioria das espécies. Então, temos filhotes que estão aí prejudicados, ninhos que, com certeza, foram destruídos", afirma a capitã da polícia Thamara Moura.

De janeiro até agora, os incêndios queimaram mais de 1 milhão de hectares no Pantanal

JN

De janeiro até agora, os incêndios queimaram mais de 1 milhão de hectares no Pantanal, quatro vezes mais que no ano passado inteiro. Bombeiros e agentes do Ibama avaliam que o calor e a falta de chuva tenham provocado o fogo.

"Esse trabalho de resgate de animais, por mais que pareça pouco perto da extensão de animais mortos nesse incêndio, é importantíssimo. Não só pelo animal em si - pelo indivíduo que vai ser resgatado, que tem chances de sobreviver e de ser curado, voltar para o ambiente -, mas também para o ambiente como um todo. Quando você retorna esse indivíduo para o ambiente, você está colocando uma espécie a mais ali, para repovoar essa área que foi devastada", ressalta Gustavo Figueirôa, da SOS Pantanal.

LEIA TAMBÉM:

Incêndios no Pantanal atingem Transpantaneira, a principal via de acesso ao bioma em MT

Fogo avança no Pantanal, atravessa rodovia e provoca evacuação de pousadas e fazendas