Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

'Brasileiros, até judeus de lá, estão com medo de alguma coisa pior acontecer', diz família de mineiros repatriada após guerra em Israel

Edson, Regiadriane e os dois filhos do casal, Moisés e Michael, chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, nesta segunda-feira (16), após fugirem da guerra em Israel.


Foto: Reprodução internet
Edson, Regiadriane e os dois filhos do casal, Moisés e Michael, chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, nesta segunda-feira (16), após fugirem da guerra em Israel. Família desembarca em Confins após sair de Israel por causa do conflito

Uma família de mineiros descreve com alívio a sensação de estar de volta ao Brasil e em segurança. Edson, Regiadriane e os dois filhos do casal, Moisés e Michael, chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, nesta segunda-feira (16), após fugirem da guerra em Israel.

"[Estou] tranquilo, em paz, porque, com esses voos cancelados, lá em Israel, a gente ficou preocupado: como sair de lá? E a gente sabe que as coisas podem piorar... Muitas pessoas que estão lá, brasileiros, até judeus de lá, estão com medo de alguma coisa pior acontecer", disse Edson.

A família Delana é de Governador Valadares, no Triângulo Mineiro, mas mora nos Estados Unidos e estava aproveitando as férias em Tel Aviv, quando o conflito começou. Eles contam que viram o momento em que um míssil do grupo extremista Hamas foi interceptado no ar pelo exército israelense.

"Nesse momento, quando tocou a sirene, a gente saiu correndo, tentando nos abrigar", completou Regiadriane.

Durante o retorno, o pai teve que se separar da esposa e dos filhos, pois as vagas na aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) tinham acabado. Ele ficou na fila de espera e conseguiu embarcar no dia seguinte, no quarto voo de repatriados.

? Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Minas no WhatsApp

Voos de repatriados

Segundo o Itamaraty, 916 brasileiros e 24 animais de estimação já deixaram Israel em aviões da FAB. A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, do governo federal.

Na última quarta-feira (11), um grupo de evangélicos da Igreja Batista de Contagem, na Grande BH, desembarcou em MG. A caravana participava de uma peregrinação na Terra Santa.

Na última sexta-feira (13), um voo saiu de Tel Aviv com 69 passageiros, sendo dez mineiros: um de Uberlândia e nove de BH.

O sexto embarque da FAB em Israel está previsto para a próxima quarta-feira (18). A expectativa é que mais de 200 brasileiros sejam repatriados.

O governo federal também afirmou que algumas pessoas conseguiram deixar o país em companhias aéreas comerciais. Foi o caso do tenista mineiro Daniel Rodrigues, de 36 anos, que desembarcou em Confins na última terça-feira (10).

Os vídeos mais vistos do g1 Minas:

G1 nacional

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!