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Moda

Flagship, pop-up e mais: veja diferença entre tipos de loja e funções

Não é novidade que, na moda, a experiência de compra importa tanto quanto a qualidade do produto em si.


Não é novidade que, na moda, a experiência de compra importa tanto quanto a qualidade do produto em si. Pensando nisso, diversas etiquetas criam modelos específicos de loja para atender cada necessidade dos consumidores. A coluna separou os quatro mais comuns.

As lojas de departamento trazem preços e produtos mais acessíveis

 

Vem ver!

A grife Comme des Garçons explora o conceito estético da marca em suas lojas

 

Flagship ou loja conceito

Modelo mais comum, geralmente, a loja conceito é considerada a principal unidade da marca na região onde está inserida. O estilo flagship costuma usar da arquitetura e da decoração para incorporar os conceitos que rondam a estética da label ou temática das coleções.

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Nesse espaço, costumam ser promovidos eventos e até lançamentos especiais como formas de estabelecer uma relação com a comunidade local e trazer novos clientes para a etiqueta. O foco desse tipo de unidade não é necessariamente bater recordes de vendas, mas sim representar um ponto de encontro entre os consumidores que tiverem conexão com a marca.

Em geral, as flagships funcionam como bases da marca, mas esta não é uma regra, e cada etiqueta pode adaptar o estilo a depender da proposta e experiência desejada.

Em Paris, a flagship da Louis Vuitton é uma das lojas mais icônicas do mercado da moda

 

A LV também possuiu outra flagship em Nova York, nos Estados Unidos

 

Pop-Up

Com um formato mais dinâmico, lojas pop-up são pontos de venda abertos com uma data de encerramento pré-definida. Esse tipo de negócio pode ser usado com diferentes intuitos, mas costuma vir com ativações que promovam as vendas na região.

Sem regras específicas, as pop-ups podem ser abertas em praticamente qualquer ambiente e sem aviso prévio, como uma surpresa para os consumidores. Nessas unidades, as marcas vão além de roupas e mesclam o catálogo com objetos, acessórios e até comidas.

Geralmente lançadas em conjunto com coleções, esse formato também é uma ótima oportunidade para os que buscam adquirir produtos únicos das etiquetas.

A Supreme se popularizou por apostar no formato pop-up

 

A Prada também já trabalhou essa proposta

Departamento

Outro modelo, desta vez amplamente conhecido, são as lojas de departamento. Nesse tipo de negócio, são disponibilizadas várias sessões de peças variadas sem necessariamente acompanhar uma única coleção ou temporada.

Uma das principais características são as promoções constantes, geralmente ofertadas como queima de estoque ou na troca de estação. Essa estratégia serve como uma forma de manter o estoque em circulação, além de atrair consumidores que buscam por preços mais acessíveis na hora das compras.

A Macy’s é uma das redes de loja de departamento mais famosa dos EUA

 

Lojas de departamento usam das liquidações como estratégia

 

Vale lembrar que, cada marca, pode adaptar um formato de acordo com o objetivo ou estratégia. Abrir uma loja com um fim específico pode transformar a experiência de compra e fidelizar os clientes.

Metropoles

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