Não é novidade que, na moda, a experiência de compra importa tanto quanto a qualidade do produto em si. Pensando nisso, diversas etiquetas criam modelos específicos de loja para atender cada necessidade dos consumidores. A coluna separou os quatro mais comuns.
Vem ver!
- Flagship: também conhecida como loja conceito, geralmente, a flagship corresponde à principal unidade da marca em determinada região (cidade ou país). Esse modelo traz consigo a identidade da marca e usa da arquitetura e decoração para proporcionar novas experiências além da compra;
- Pop-Up: neste formato, as marcas abrem unidades com uma data pré-estabelecida para o fechamento. É de costume que as pop-ups sejam lançadas simultaneamente com coleções ou em momentos marcantes das etiquetas. Elas também podem focar na experiência em si, além de, muitas vezes, oferecerem produtos exclusivos;
- Departamento: este modelo de negócio comporta diversas marcas ou tipos de produtos em um único estabelecimento. As lojas de departamento ocupam grandes espaços e atendem gostos variados, além de atualizaram o catálogo de produtos constantemente. Também é comum encontrar promoções durante as trocas de estação, principalmente;
- Shop-in-shop: em geral, são como pequenos quiosques montados dentro de outras lojas. As lojas de departamento são o ambiente mais comum para encontrar este modelo de comércio.
Flagship ou loja conceito
Modelo mais comum, geralmente, a loja conceito é considerada a principal unidade da marca na região onde está inserida. O estilo flagship costuma usar da arquitetura e da decoração para incorporar os conceitos que rondam a estética da label ou temática das coleções.
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Nesse espaço, costumam ser promovidos eventos e até lançamentos especiais como formas de estabelecer uma relação com a comunidade local e trazer novos clientes para a etiqueta. O foco desse tipo de unidade não é necessariamente bater recordes de vendas, mas sim representar um ponto de encontro entre os consumidores que tiverem conexão com a marca.
Em geral, as flagships funcionam como bases da marca, mas esta não é uma regra, e cada etiqueta pode adaptar o estilo a depender da proposta e experiência desejada.
Pop-Up
Com um formato mais dinâmico, lojas pop-up são pontos de venda abertos com uma data de encerramento pré-definida. Esse tipo de negócio pode ser usado com diferentes intuitos, mas costuma vir com ativações que promovam as vendas na região.
Sem regras específicas, as pop-ups podem ser abertas em praticamente qualquer ambiente e sem aviso prévio, como uma surpresa para os consumidores. Nessas unidades, as marcas vão além de roupas e mesclam o catálogo com objetos, acessórios e até comidas.
Geralmente lançadas em conjunto com coleções, esse formato também é uma ótima oportunidade para os que buscam adquirir produtos únicos das etiquetas.
Departamento
Outro modelo, desta vez amplamente conhecido, são as lojas de departamento. Nesse tipo de negócio, são disponibilizadas várias sessões de peças variadas sem necessariamente acompanhar uma única coleção ou temporada.
Uma das principais características são as promoções constantes, geralmente ofertadas como queima de estoque ou na troca de estação. Essa estratégia serve como uma forma de manter o estoque em circulação, além de atrair consumidores que buscam por preços mais acessíveis na hora das compras.
Vale lembrar que, cada marca, pode adaptar um formato de acordo com o objetivo ou estratégia. Abrir uma loja com um fim específico pode transformar a experiência de compra e fidelizar os clientes.
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