O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tem utilizado, nos últimos meses, um sistema que promete educar motoristas que são flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica e punir quem insiste em continuar com a prática criminosa.
O Sober (sóbrio, em inglês) tratou cerca de 7,3 mil processos relacionados a multas desta natureza entre agosto e novembro de 2024. De certa forma, o sistema acelera as penalidades para os motoristas infratores, podendo incluir a suspensão da carteira nacional de habilitação (CNH).
O Sober é integrado ao portal administrativo do Detran, oferecendo soluções para identificar condutores sujeitos à suspensão tanto por infrações específicas quanto por excesso de pontos na carteira. A plataforma automatiza a criação de documentos, a gestão de prazos e a emissão de notificações, além de permitir que as penalidades cometidas sejam processadas em até 24 horas.
Leia também
-
Distrito Federal Detran suspende CNH de 513 motoristas no DF. Veja a lista com os nomes
-
Distrito Federal Detran-DF flagra 511 motoristas dirigindo alcoolizados no fim de ano
“O controle de processos dependia de etiquetas no SEI [Sistema Eletrônico de Informações] e planilhas no Excel feitas pelos agentes. Agora, com um clique, conseguimos identificar infrações suspensivas, instaurar processos e gerar documentos automaticamente”, explica o gerente de Registro e Controle de Penalidades do departamento, Rodrigo Freitas Xavier.
Segundo Rodrigo, essa otimização é fundamental para que os condutores sintam os efeitos das autuações. "A punição precisa ser aplicada rapidamente para que o motorista compreenda a gravidade do seu ato e não volte a cometer a infração", reforça.
Metropoles