Regadas de comidas e bebidas alcoólicas, as celebrações de fim de ano podem derrubar a imunidade. De acordo com a nutricionista Leticia Canelada, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, como doces, bebidas alcoólicas e frituras, pode causar uma inflamação de baixo grau no corpo, prejudicando as defesas naturais do organismo.
Leia também
-
Vida & Estilo Suco natural ativa o colágeno, turbina a imunidade e dá energia; veja
-
Vida & Estilo Tempero popular turbina produção de colágeno e aumenta a imunidade
-
Saúde Conheça chá popular que traz benefícios para digestão e imunidade
-
Vida & Estilo Veja carboidrato que favorece a imunidade e é aliado do emagrecimento
Além de rotinas alimentares pobres em vitaminas e minerais essenciais, as noites mal dormidas e o cansaço emocional, comuns no período, também desregulam o sistema imunológico, segundo a nutricionista.
"Para piorar, temos a desidratação causada pelo consumo de álcool e pela menor atenção à ingestão de água, podendo dificultar ainda mais o funcionamento adequado do sistema imunológico", ressalta Leticia.
Para evitar resfriados, gripes e outros problemas de saúde no início do ano, a nutricionista indica o consumo de algumas bebidas nutritivas.
Bebidas que aumentam a imunidade
Leticia Canelada recomenda a ingestão da mistura de água com limão espremido, gengibre e cúrcuma. A receita é rica em vitamina C, antioxidantes e compostos anti-inflamatórios.
"A vitamina C é uma aliada essencial para o sistema imune. Ela estimula a produção de células de defesa, age como um antioxidante poderoso e regenera outros antioxidantes no organismo, potencializando a proteção contra infecções", destaca a nutricionista.
Outras opções ricas em vitamina C e outros nutrientes são o chá verde com limão e o suco de acerola com laranja e gengibre.
Por fim, Leticia Canelada recomenda kombucha natural por promover a saúde intestinal – que é essencial para a imunidade – e o leite dourado, bebida vegetal indiana que combina cúrcuma, pimenta do reino, gengibre e canela. "Fortalece a resposta imune e tem propriedades anti-inflamatórias, destaca.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
Metropoles