São Paulo — Moradores da capital paulista estão calejados em relação aos apagões e, neste ano, casas chegaram a ficar até uma semana sem energia após um temporal em outubro. Para quem vive na cidade de São Paulo e acompanha as discussões sobre a renovação da frota de ônibus, fica a dúvida: o sistema da Enel é confiável para abastecer ao menos 20% da frota com energia elétrica?
A concessionária italiana diz que o sistema é confiável. “Sim, é possível garantir a confiabilidade do sistema elétrico para atender à demanda da frota de ônibus elétricos”, afirma.
10 imagens“A conexão elétrica de cada garagem individualizada (ou hub de abastecimento) passa por rigorosa e prévia análise de viabilidade técnica, para definir eventuais adequações elétricas necessárias, para que a rede possa assumir o suprimento dessa nova carga sem comprometer os níveis de confiabilidade e qualidade”, diz a concessionária.
Hubs de abastecimento
A Enel X, que é o braço da italiana responsável por oferecer soluções de carregamento, diz que já fechou contrato para prover infraestrutura para três empresas de ônibus.
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A empresa também afirma que tem discutido, em paralelo, soluções que vão desde carregamento interno nas garagens até hubs de abastecimento. “Tão logo as concessionárias definam as soluções que desejam implementar, os contratos poderão ser firmados e as soluções escolhidas por eles, implementadas”, diz.
A Enel Distribuição diz que tem analisado cada caso, seja para a conexão elétrica individual de cada uma das garagens ou mesmo para possíveis hubs compartilhados de carregamento. Segundo a concessionária de energia, o hub é a alternativa que as empresas de ônibus “têm demandado mais recentemente e que pode otimizar a logística de abastecimento da frota elétrica”.
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