O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem feito previsões nada animadoras para o senador Marcos do Val (Podemos-ES) nas eleições de 2026.
Em conversas reservadas, Bolsonaro tem avaliado que Do Val não teria hoje chances de se reeleger para um novo mandato no Senado Federal.
3 imagensA aliados, o ex-mandatário prevê que o senador poderá, no máximo, conseguir se eleger para uma vaga de deputado federal pelo Espírito Santo.
Leia também
-
Igor Gadelha Marcos do Val compra briga com Moraes e descumpre ordens do STF
-
Igor Gadelha Marcos do Val é vetado no trio principal de Bolsonaro na Paulista
-
Igor Gadelha Randolfe protocola PL para evitar controle do Senado por Bolsonaro
-
Igor Gadelha Bolsonaro almoça com Nunes em SP
Embora Do Val se considere aliado de Bolsonaro, o ex-presidente tem dito, nos bastidores, que não pretende apoiar uma possível candidatura do senador.
Instrutor de tiro, Do Val foi eleito pela primeira vez ao Senado em 2018, na esteira do lavajatismo. Desde então, se envolveu numa série de polêmicas.
O senador é investigado no âmbito do inquérito do golpe por ter planejado um suposto plano contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
O que diz Marcos do Val
Procurado pela coluna, Do Val afirmou que, se Moraes for condenado, ele pretende deixar a política e voltar para sua carreira de instrutor de tiro.
“Alexandre de Moraes sendo condenado, o que provavelmente será, eu deixarei a política com a missão cumprida e volto pra minha carreira anterior”, afirmou.
Indagado o que fará caso Moraes não seja condenado como espera, o senador capixaba disse que só concorrerá em 2026 se for pela reeleição.
“Impossível de ele (Moraes não ser (condenado)! Mas, se por algum motivo qualquer (não for), eu só seguiria se fosse pela reeleição”, disse o parlamentar.
Metropoles