São Paulo — O governo de São Paulo repete neste domingo (10/11) o esquema de gratuidade em trem, metrô e ônibus intermunicipais em razão do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida já havia entrado em vigor na aplicação da primeira prova.
A gratuidade valerá para todos os passageiros que utilizarem o sistema metropolitano de transporte público — seja CPTM, Metrô ou EMTU — no período das 9h às 21h, em todas as regiões metropolitanas do estado de São Paulo. Não é necessário apresentar comprovante de escolaridade ou qualquer outra documentação.
Leia também
-
São Paulo Arquidiocese de SP arquiva investigação sobre padre Julio Lancelotti
-
São Paulo Homem morre após briga com seguranças no Autódromo de Interlagos
-
São Paulo Festival de música é cancelado em Embu das Artes após batalha judicial
-
São Paulo “Delação potencializou morte”, diz advogado de rival do PCC fuzilado
Em relação aos ônibus municipais, a operação já habitual de gratuidade aos domingos permanece a mesma.
A oferta de viagens sem a necessidade de pagamento de bilhetes valerá também para as linhas de metrô e trem operadas pela iniciativa privada, no comando das concessionárias ViaQuatro (Linha 4-Amarela) e ViaMobilidade (Linha 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda).
Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montou uma operação especial de trânsito em ambas as datas da realização das provas do Enem. A companhia vai monitorar os principais corredores da cidade para garantir as condições de segurança aos pedestres e a fluidez do trânsito.
Segundo a CET, as equipes irão intensificar o monitoramento, agilizando a remoção de interferências, a fiscalização em áreas de embarque e desembarque, a orientação da travessia de pedestres e a operação de semáforos.
A medida visa facilitar o deslocamento dos estudantes que vão fazer as provas do Enem, com tráfego livre para ônibus e veículos.
Veja as principais alterações no sistema viário neste domingo (3) e no próximo (10):
- O Elevado Pres. João Goulart (Minhocão) será liberado ao tráfego para melhorar as condições de acessibilidade entre as zonas leste e oeste, das 7h às 14h;
- A ciclofaixa de lazer está suspensa;
- A Zona Azul funcionará de acordo com a sinalização local;
- A Subprefeitura da Sé informou a suspensão do Programa Ruas Abertas da Avenida Paulista e da Liberdade.
Metropoles