Em apenas cinco dias, a região administrativa de Brazlândia (DF) registrou 50% do volume total de chuvas previsto para novembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A média histórica do mês é de 253 milímetros de precipitação. Porém, de sexta (1º/11) até a manhã desta terça-feira (5/11), a estação meteorológica da cidade havia registrado 127,6 mm.
Confira o volume registrado em outras estações do Distrito Federal*:
- Águas Emendadas (Planaltina) – 76,6 mm
- Gama – 100,8 mm
- Paranoá – 62,2 mm
- Plano Piloto – 49,6 mm
*Dados de 1º a 5 de novembro de 2024
Leia também
-
Distrito Federal Inmet alerta para tempestades para o DF; pode chover até 50 mm hoje
-
Distrito Federal Samambaia é citada em questão do Enem sobre fake news e educação
As últimas 24 horas foram marcadas por chuvas intensas no DF, especialmente na madrugada desta terça-feira (5/11). O Gama registrou o maior volume de precipitação no período: 97 mm. Seguido por: Brazlândia (71,8 mm); Paranoá (54,6 mm); Plano Piloto (49 mm); e Águas Emendadas (31,4 mm).
A semana deve continuar chuvosa, segundo o Inmet, com tempestades a qualquer hora do dia – principalmente entre o fim da tarde e início da noite, em função do calor acumulado pelas manhãs até o começo da tarde.
Além disso, o instituto emitiu alerta amarelo, de perigo potencial, devido à possibilidade de chuvas fortes com trovoadas e rajadas de vento ao menos até esta quinta-feira (7/11). O prazo de validade do aviso meteorológico, porém, pode ser prorrogado.
Metropoles