São Paulo — O Dia do Servidor Público, comemorado na próxima segunda-feira (28/10), não é um feriado, mas será ponto facultativo em todo o estado de São Paulo. O funcionamento dos serviços estaduais, portanto, sofrerá alteração. Veja abaixo o que vai funcionar normalmente e o que deve ser interrompido na data.
Funcionam normalmente
Os parques urbanos espalhados pela região metropolitana de São Paulo funcionarão como de costume. Veja horário de funcionamento e endereços aqui.
A Defesa Civil do Estado também deve funcionar normalmente no Dia do Servidor Público. O serviço fica à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.
A Sabesp é outro serviço que funcionará normalmente para atendimento ao consumidor no dia 28/10. A Central de Atendimento Telefônico (0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388-8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.
Na Agência Virtual, onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana.
Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também é normal todos os dias, durante as 24 horas.
Além disso, as 244 unidades do Poupatempo em todo o estado também funcionam normalmente no Dia do Servidor Público, informou o governo de SP.
Transportes metropolitanos
Assim como os serviços acima, o transporte público funcionará normalmente no dia 28/10, no mesmo esquema de dias úteis. Isso inclui as linhas da CPTM, Metrô e EMTU.
No domingo (27/10), quando são realizadas as eleições municipais do segundo turno, a CPTM e o Metrô contarão com trens reservas de prontidão em pontos estratégicos e, se necessário, serão adicionados reforços na frota. Também haverá apoio no quadro de funcionários de atendimento nas estações.
Já na EMTU, a programação das linhas metropolitanas seguirá o cronograma habitual de domingos e feriados. A operação será monitorada e, se necessário, haverá reforço na frota.
O governo destacou ainda que o transporte será gratuito nas cidades que houverem segundo turno. A gratuidade se estende para ônibus municipais e trilhos, das empresas CPTM e Metrô, assim como nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.
Nas linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU cujo percurso passe por municípios onde haverá votação, a gratuidade estará garantida. No caso de uma linha entre municípios em que não haverá eleição, não terá gratuidade.
A gratuidade será válida das 6h às 20h. Não será necessário apresentar título de eleitor nem comprovante de votação para utilizá-lo.
Leia também
-
São Paulo 28 de outubro é feriado? Como será o Dia do Servidor Público em SP
-
São Paulo Confira quantos são e quando serão os feriados em SP em 2025
-
Brasil Saiba qual capital terá dois dias de feriado “extraordinário” em 2024
-
Paulo Cappelli Câmara contraria Lula para facilitar trabalho aos domingos e feriados
Saúde
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal no dia 28/10 para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.
Os postos de doação da Pró-Sangue Clínicas, Osasco e Barueri funcionarão na segunda (28), excepcionalmente, das 8h às 16h. Já os postos de Mandaqui e Dante estarão fechados na data.
Todas as unidades dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) terão expediente normal na segunda (28)
Já as unidades da Farmácia Dose Certa, a Unidade Dispensadora Tenente Pena, os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Barretos, Bauru e Franca não funcionarão na segunda (28).
Além disso, não haverá expediente nas Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), de Araraquara, Assis, Barretos, Botucatu, Campinas (Setembrino e Unicamp), Franca, Franco da Rocha, Heliópolis, Hospital das Clínicas (FMUSP-Ribeirão Preto), IAMSPE, Instituto da Criança e Instituto de Psiquiatria (HCFMUSP), Osasco, Piracicaba, Registro, São Caetano do Sul, São João da Boa Vista, São José dos Campos e Várzea do Carmo.
Escolas
Nas cidades que têm eleições de segundo turno no próximo domingo (27/10), não haverá aula nas escolas estaduais que são locais de votação na sexta-feira (25).
Isso porque as instituições de ensino ficarão à disposição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nos dias 25, 26 e 27 de outubro para a organização das sessões eleitorais para a eleição municipal.
Na segunda-feira (28), as 5 mil unidades de ensino da rede estadual estarão fechadas em razão do Dia do Servidor Público. As aulas em toda a rede serão retomadas na terça-feira (29).
De acordo com o governo do estado, as aulas devem ser repostas pelas escolas estaduais se houver necessidade, considerando a obrigatoriedade do cumprimento dos 200 dias letivos.
Bom Prato
Algumas das 31 unidades do Programa Bom Prato que abrem aos sábados e domingos estarão fechadas para manutenção no fim de semana de 26 de outubro. São elas: Diadema, Franca, Guarulhos, Lapa, Limão, Santana, Santos I e Vila Nova Cachoeirinha.
Já no domingo (27), em função das eleições, todas as unidades estarão fechadas, exceto o Bom Prato Brás, Bom Prato 25 de Março e o Bom Prato Refeitório Luz. Na segunda-feira (28), os restaurantes voltarão a funcionar normalmente.
Pessoas com deficiência
Alguns dos equipamentos destinados às pessoas com deficiência (PCD) não funcionarão no Dia do Servidor Público em SP.
É o caso da unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro localizada no Jardim Humaitá, na capital. As 17 unidades do Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no estado também estarão fechadas.
Também não realizarão atendimentos os cinco Centros de Apoio Técnico (CATs) situados dentro das seguintes delegacias:
- 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo;
- 2ª Delegacia Seccional de Campinas;
- Delegacia Seccional de Guarulhos;
- Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 3, de Ribeirão Preto;
- 7ª Delegacia de Polícia de Santos.
Os Centros de Informação à Pessoa com Deficiência localizados nas estações Barra Funda do Metrô, e Tatuapé do Metrô e CPTM, não estarão abertos. O Museu da Inclusão também não receberá visitantes.
Todos esses equipamentos da SEDPcD voltam a funcionar normalmente na próxima terça-feira (29/10).
Estará em pleno funcionamento, no entanto, o serviço de Interpretação de Libras nas delegacias do estado que prestam atendimento ao público. Além disso, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB) estará aberto para visitas.
Fazenda
Todas as unidades da Secretaria da Fazenda no Estado estarão fechadas na segunda-feira (28). As atividades retornam normalmente na terça-feira (29).
Instituições culturais
No Dia do Servidor Público, diversos equipamentos culturais do Estado de São Paulo estarão fechados. Confira quais não abrem na data:
- Biblioteca de São Paulo (BSP);
- Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL);
- Memorial da América Latina;
- Mundo do Circo;
- Museu da Imagem e do Som (MIS);
- MIS Experience;
- Museu Afro Brasil;
- Museu Catavento;
- Museu do Café;
- Museu da Imigração;
- Museu do Futebol;
- Museu das Culturas Indígenas;
- Museu da Diversidade Sexual;
- Museu da Língua Portuguesa;
- Museu de Arte Sacra de São Paulo;
- Paço das Artes;
- Casa das Rosas;
- Casa Guilherme de Almeida;
- Casa Mário de Andrade;
- Museu Casa de Portinari;
- Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro;
- Museu Índia Vanuíre;
- Emesp Tom Jobim;
- Sala São Paulo (sem programação);
- Theatro São Pedro;
- Teatro Estadual de Araras;
- Fábricas de Cultura.
Confira os equipamentos culturais que estarão abertos no Dia do Servidor Público:
- Edifício Oswald de Andrade: aberto das 10h às 22h;
- Memorial da Resistência de São Paulo: aberto das 10h às 18h (entrada até às 17h);
- Pinacoteca de São Paulo: aberta das 10h às 18h (entrada até às 17h);
- Conservatório de Tatuí: aberto das 8h às 22h;
- Projeto Guri: sede e polos funcionam normalmente, cada um em seus respectivos horários de funcionamento;
- SP Escola de Teatro: aberto das 9h às 22h;
- São Paulo Companhia de Dança: aberta das 10h às 19h;
- São Paulo Escola de Dança: aberta das 8h às 22h;
- Teatro Sérgio Cardoso (TSC): bilheteria aberta das 14h às 20h, com espetáculo às 18h30 e às 20h.
Metropoles