São Paulo — O litoral sul de São Paulo entrou em alerta de perigo para tempestade, de acordo com novo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta é válido a partir de 12h desta quinta-feira (24/10) e vai até 10h de sexta-feira (25/10).
Há chances de chuva entre 30 e 60 mm/h, média de 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e de queda de granizo. Há, ainda, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Leia também
-
Brasil Ciclone extratropical provoca tempestades em 3 regiões. Saiba quais
-
Mundo À espera de ciclone, Uruguai vê ruas inundadas por tempestades. Vídeo
-
Ricardo Noblat O que fazer para enfrentar o risco de uma nova tempestade em SP
-
São Paulo Fotos: árvore cai e destrói carro durante tempestade na zona sul de SP
Além do litoral, outras áreas de São Paulo foram incluídas no alerta do Inmet. São elas: Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Araraquara, Vale do Paraíba Paulista, região metropolitana de São Paulo e Assis.
Ciclone extratropical
Segundo a Climatempo, um ciclone extratropical irá se formar nesta quinta-feira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. O fenômeno vai se deslocar rapidamente sobre alto-mar na sexta-feira, afastando-se do Brasil.
O ciclone não vai passar sobre as regiões Sul e Sudeste do país nem avançar pela costa. Ele vai começar a se deslocar para alto-mar na altura do Rio Grande do Sul, mas se afastando do continente. Com o afastamento, os efeitos nas áreas próximas ao litoral serão enfraquecidos.
Mesmo com o ciclone não passando diretamente pela costa Sudeste, ventos fortes podem ser sentidos em algumas áreas da região nesta sexta-feira.
Previsão do tempo na capital
Nesta quinta-feira, São Paulo apresentou chuvas isoladas alternadas com períodos de sol entre nuvens. Ao longo da tarde, a temperatura vai se elevando, com máximas podendo bater 28º C. À noite, uma brisa marítima favorece o retorno das chuvas, que devem ocorrer com pancadas rápidas e isoladas.
Não há previsão de temporais intensos, porém o solo encharcado mantém o potencial para formação de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo.
Na sexta-feira, o sol se manterá entre nuvens e o tempo ficará abafado. Pancadas de chuva devem tomar força durante a tarde. Há chance de raios e rajadas de vento que podem superar 70 km/h.
O sábado (26/10) deve começar com nebulosidade e chuvas, que vão perdendo força no decorrer do dia. As temperaturas devem diminuir, não superando mais do que 24º C.
Metropoles