Kim Jong-un pode enviar tropas da Coreia do Norte para lutar ao lado de soldados da Rússia contra a Ucrânia, disse o ministro da Defesa sul-coreano, Kim Yong-hyu, nesta terça-feira (8/10).
A preocupação dos sul-coreanos surge meses após Kim Jong-un e Vladimir Putin assinarem um acordo de parceria estratégica, em junho deste ano, que inclui ajuda mútua caso um dos países seja atacado por terceiros.
“Como a Rússia e a Coreia do Norte assinaram um tratado mútuo semelhante a uma aliança militar, a possibilidade de tal mobilização é altamente provável”, declarou o ministro da Defesa sul-coreano.
Leia também
-
Mundo Em meio a falas sobre guerra, Coreia do Norte se aproxima da Rússia
-
Mundo Rússia dá sinais de que pode expandir parceria com a Coreia do Norte
-
Mundo Coreia do Norte e Rússia anunciam encontro para estreitar laços
-
Mundo EUA diz que China e Rússia protegem Coreia do Norte de ações da ONU
A declaração de Kim Yong-hyu ainda coincide com relatos divulgados pelo Kyiv Post. Citando fontes de inteligência, o jornal ucraniano afirmou que seis oficiais da Coreia do Norte foram mortos em um ataque da Ucrânia em Donetsk, território ocupado atualmente por forças russas.
De acordo com o jornal, outros três militares norte-coreanos ficaram feridos na ação. Tanto Rússia quanto Coreia do Norte ainda não se pronunciaram sobre o assunto até o momento.
Metropoles