O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) recomendou, nesta quinta-feira (19/9), que o governo federal retome o horário de verão. A decisão foi estudada de forma técnica pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e referendada na reunião do comitê.
Agora, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, levará a recomendação a outros entes do governo federal. A decisão final é do Executivo.
Silveira defende a medida como uma alternativa para reduzir o consumo de energia frente à seca histórica que o país enfrenta e que pressiona os reservatórios das usinas hidrelétricas.
Leia também
-
Brasil Para integrantes do TSE, horário de verão pode prejudicar eleições
-
Brasil Governo federal coloca na mesa proposta de volta do horário de verão
-
Brasil Pesquisa em site mostra que 54% aprovam horário de verão
-
Brasil Ministro de Lula diz que volta do horário de verão é “muito provável”
O comitê é composto de membros do Ministério de Minas e Energia; da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); da Agência Nacional do Petróleo (ANP); da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE); da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); e do ONS.
Ainda de acordo com integrantes do governo, a ideia da volta do horário de verão é distensionar o Sistema Interligado Nacional (SIN) de transmissão de energia durante o horário de pico, quando as famílias retornam às casas e aumentam consideravelmente o consumo de energia.
Metropoles