Apenas 7,36% dos moradores de Cocalzinho de Goiás contam com uma rede de esgoto. A maior parte da população usa fossa rudimentar ou buraco (64%), segundo dados do censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número coloca a cidade do Entorno como um dos 3.505 municípios brasileiros com menos da metade da população morando em domicílios com coleta de esgoto. A situação mexe com os ânimos dos habitantes e deve ser uma das propostas para a próxima gestão.
Na nona reportagem sobre Eleições no Entorno, o Metrópoles apresenta questões de saneamento básico, segurança e destaques em Cocalzinho de Goiás, além de mostrar os candidatos que querem ganhar os votos desse eleitorado.
2 imagensAlém do levantamento do IBGE, o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) indicou pontos importantes na falta de acessos. Em questão de água, por exemplo, 30% dos habitantes não têm acesso ao recurso. A proporção é o triplo do que o que ocorre em Goiás.
Um outro ponto que chama a atenção dos moradores é a educação. De acordo com a Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD), do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), 99,5% dos estudantes frequentam escolas públicas. A pesquisa foi feita por amostragem de 1.320 pessoas.
Ainda assim, Cocalzinho conta apenas com três escolas de ensino médio e oito de ensino fundamental, conforme dados do IBGE de 2023. No mesmo levantamento, foram 721 matrículas no ensino médio e 2.933 de ensino fundamental.
Leia também
-
Distrito Federal Eleições no Entorno: conheça os candidatos à Prefeitura de Planaltina
-
Distrito Federal Eleições no Entorno: conheça os candidatos à Prefeitura de Cristalina
-
Distrito Federal Eleições no Entorno: quem são os candidatos à Prefeitura de Formosa
-
Distrito Federal Eleições no Entorno: veja candidatos de Santo Antônio do Descoberto
Os dados indicam que há uma alta demanda de ensino da rede pública, contudo, há poucas unidades educacionais na cidade.
Os moradores de Cocalzinho também devem levar em conta pautas sobre segurança pública. Há apenas três anos, o município esteve no foco dos holofotes nacionais com a fuga do Serial Killer Lázaro Barbosa, 32 anos. O maníaco matou quatro pessoas de uma mesma família no DF em junho de 2021.
Durante os 20 dias em que fugia da polícia, Lázaro se escondeu em áreas de mata em Cocalzinho, trocou tiros com caseiros na região e feriu um policial militar de Goiás. Ele foi executado na região. Na época, os moradores ficaram apavorados com a possibilidade de serem surpreendidos por Lázaro. No ano seguinte, candidatos a deputados usaram o caso para se promover politicamente.
Postulantes
Cocalzinho tem apenas dois candidatos à prefeitura, segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As listas de todos os candidatos estão abaixo, com o nome e o número da urna.
O conteúdo poderá ser atualizado até 6 de outubro, dia do primeiro turno, caso haja mudança em alguma das chapas. A ordem em que os candidatos aparecem na lista abaixo é a mesma definida pelo TSE.
Alessandro Barcelos (União) – 44
Vice: Gilmar Meneses (PRD)
Biscoito (MDB) – 15
Vice: Ferreto (Cidadania)
Metropoles