Mais recente polêmica envolvendo a campanha de Guilherme Boulos (PSol) em São Paulo, o hino nacional em linguagem neutra durante um comício do psolista foi interpretado pela cantora paulista Yurungai.
A artista é cantora, compositora e tocadora de Mbira, um instrumento musical de origem africana. No Instagram, ela diz que sua obra "reinterpreta a música música popular brasileira com influência africana".
Yurungai provocou polêmica nas redes sociais ao cantar, durante comício de Boulos no sábado (24/8), ao trocar as palavras no masculino pelo gênero neutro na última estofre do hino nacional brasileiro.
Ao invés de "dos filhos deste solo és mãe gentil", a artista paulista cantou "des files deste soloÂ…". A perfomanece foi executada com a presença do presidente Lula em comício no Campo Limpo, bairro da ona sul da capital paulista
A cantora não registrou o momento nas redes sociais. Já a campanha de Boulos, como mostrou a coluna, transmitiu ao vivo do ato, mas apagou o vídeo do canal do psolista no Youtube nesta terça-feira (27/8), após a polêmica.
Lei obriga hino a ser cantado na íntegra
A performanece do hino nacional em linguagem neutra durante o ato de Boulos pode ter ferido a a lei federal nº 5.700/1971, também conhecida como “Lei dos Símbolos Nacionais do Brasil”.
A lei determina que, "em qualquer hipótese, o hino nacional deverá ser executado integralmente" e proíbe "a execução de quaisquer arranjos vocais do hino nacional" sob pena de multa.
A coluna procurou a cantora por meio de sua redes sociais, mas ainda não obteve contato. A campanha de Boulos também foi procuada, mas não respondeu. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.
Metropoles