O país começa a semana com um ciclone extratropical em alto mar, que dará origem a uma nova frente fria que se deslocará por diversas regiões do Brasil. Embora o fenômeno não trará chuva, uma nova massa de ar polar deve intensificar a queda das temperaturas.
No sul, há previsão de baixas temperaturas e geada, além de mar agitado e ventania. O mesmo se aplica ao sudeste, segundo o Climatempo.
Leia também
-
Brasil Fotos: cidade mais fria do Brasil tem neve e sensação térmica de -19ºC
-
São Paulo Nova frente fria: termômetros vão registrar 5°C no interior de SP
-
Brasil Frente fria chega ao Brasil após evento raro de “calor” na Antártida
-
Brasil Virada no tempo: veja quando chega a nova frente fria no país
O sul deve continuar enfrentando temperaturas baixas, além de geada na Campanha, na serra e nos vales do Rio Grande do Sul, no centro e norte de Santa Catarina e no sul do Paraná. O mar deve ficar agitado nesta segunda-feira (12/8), e não há previsão de chuva para a região
No Sudeste, uma nova frente fria deve se estabelecer nos próximos dias associada a um ciclone extratropical em alto-mar, trazendo ventos para a costa da região. São Paulo, Rio de Janeiro e cidades do sul de Minas Gerais experimentarão madrugadas e manhãs com temperaturas baixas. Há possibilidade de chuva rápida no norte do Espírito Santo.
Semana com chuva e clima abafado no Norte
Os dias começam abafados entre Amazonas, Roraima e Pará, com pancadas de chuva.
O vento úmido que sopra do mar contra a costa estimula a formação de nuvens de chuva sobre o sul da Bahia, o litoral de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Apenas Teresina e Fortaleza terão temperaturas elevadas. As cidades do sul de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso amanhecem com frio devido à entrada de uma nova massa de ar polar, enquanto no Centro-Oeste as temperaturas serão amenas.
Metropoles