Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paris 2024

Deputado propõe 1º medalhista de ouro do Brasil como patrono olímpico

O deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA) apresentou um projeto de lei (PL) em que pede que Guilherme Paraense seja declarado como patrono do esporte olímpico brasileiro.


Foto: Raimundo Santos

O deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA) apresentou um projeto de lei (PL) em que pede que Guilherme Paraense seja declarado como patrono do esporte olímpico brasileiro. Paraense foi o primeiro medalhista olímpico do Brasil.

"O Brasil ainda não dispõe de um patrono olímpico oficial na sua história, que sirva de referência e exemplo como justa homenagem e um símbolo a competidores e medalhistas do país que fizeram parte dos Jogos Olímpicos Modernos – e os que continuarão a representação e o legado nacional", argumenta o deputado federal.

A proposta está pronta para ser pautada na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. O relator do texto, Nitinho (PSD-SE), é favorável ao projeto e defendeu que Guilherme Paraense seja declarado patrono do esporte olímpico brasileiro.

Leia também

Quem é Guilherme Paraense?

Guilherme Paraense nasceu em Belém, no Pará, em 25 de junho de 1884, mas ainda pequeno mudou junto da família para o Rio de Janeiro, onde frequentou a Escola Militar de Realengo, responsável por formar oficiais do Exército.

Na edição das Olimpíadas de Verão de 1920, realizada em Antuérpia, na Bélgica, ele teve a oportunidade de ser o primeiro porta-bandeira brasileiro em Jogos Olímpicos.

Na mesma edição, Guilherme Paraense conquistou o ouro na prova de pistola rápida 30m. Ele também é medalhista de bronze por equipe na prova de pistola livre.

Guilherme Paraense faleceu em 18 de abril de 1968, aos 83 anos.

Metropoles

Brasil Paris 2024 Câmara Dos Deputados Olimpíadas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!